Tecnologia

REDE 5G: Mais 100 municípios terão a faixa de 3,5 GHz disponível para ativação

O avanço da tecnologia 5G no Brasil está se mostrando cada vez mais promissor. A partir do dia 28 de agosto de 2023, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 100 municípios.

Essa decisão, tomada em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), representa um importante passo para a expansão da tecnologia no país.

O crescimento do 5G no Brasil

Com essa nova deliberação, o total de municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações de 5G standalone chegará a 1.812. Essa é uma conquista significativa, e o trabalho de antecipação da liberação da faixa continuará nos próximos meses, acompanhando o avanço das ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o GAISPI disponibiliza um painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada, assim como o planejamento aprovado pelo GAISPI para as próximas liberações. O acesso a essas informações pode ser feito através do painel de dados da Anatel.

Implantação das Redes 5G

É importante ressaltar que a liberação da faixa de 3,5 GHz não significa que as redes do 5G serão instaladas imediatamente nas localidades contempladas. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades dependerá do planejamento individual de cada prestadora.

Essa decisão tomada pelo GAISPI segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Adaptação dos Equipamentos

É válido destacar que quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisará adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento junto à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

Para realizar a adaptação, é fundamental realizar o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado, ou através do telefone de contato 0800-729-2404.

Acompanhando a Expansão do 5G

Os municípios que já tiveram a faixa de 3,5 GHz liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel, acessíveis pelos seguintes links:

  • Painel de Liberação e Planejamento 3,5 GHz
  • Painel de Estações do Serviço Móvel Pessoal
  • Painel de Certificação de Celulares em 5G

A Lista dos Municípios Contemplados

Confira abaixo a lista com os 100 municípios em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz:

UF Município
RS Água Santa
RS Agudo
RS Almirante Tamandare do Sul
RS Alpestre
RS Aratiba
RS Arroio do Tigre
RS Arroio Grande
RS Augusto Pestana
RS Barra do Rio Azul
RS Barracao
RS Boa Vista do Cadeado
RS Boa Vista do Incra
RS Bossoroca
RS Cacique Doble
RS Capao do Cipo
RS Cerrito
RS Charrua
RS Chui
RS Coqueiros do Sul
RS Dona Francisca
RS Encruzilhada do Sul
RS Ernestina
RS Estrela Velha
RS Faxinal do Soturno
RS Floriano Peixoto
RS Fortaleza dos Valos
RS Herval
RS Hulha Negra
RS Ibarama
RS Ibiaça
RS Ibirapuita
RS Irai
RS Itacurubi
RS Itatiba do Sul
RS Jacuizinho
RS Jacutinga
RS Joia
RS Lagoa Bonita do Sul
RS Lavras do Sul
RS Maçambara
RS Manoel Viana
RS Marau
RS Nao-Me-Toque
RS Nicolau Vergueiro
RS Nova Esperança do Sul
RS Nova Palma
RS Paim Filho
RS Paraiso do Sul
RS Pedro Osorio
RS Pinhal Grande
RS Piratini
RS Pontao
RS Quarai
RS Restinga Seca
RS Ronda Alta
RS Salto do Jacui
RS Sananduva
RS Santa Cecilia do Sul
RS Santa Margarida do Sul
RS Santa Vitoria do Palmar
RS Santo Antonio do Planalto
RS Santo Expedito do Sul
RS Sao Francisco de Assis
RS Sao Joao da Urtiga
RS Sao Joao do Polesine
RS Sao Jose do Ouro
RS Sao Miguel das Missoes
RS Sobradinho
RS Tapejara
RS Tio Hugo
RS Tupanci do Sul
RS Victor Graeff
RS Vila Langaro
SC Abelardo Luz
SC Água Doce
SC Arabuta
SC Bom Jesus
SC Calmon
SC Cunha Pora
SC Cunhatai
SC Formosa do Sul
SC Ipuaçu
SC Ipumirim
SC Irani
SC Irati
SC Ita
SC Lebon Regis
SC Lindoia do Sul
SC Matos Costa
SC Modelo
SC Ouro Verde
SC Paial
SC Palmitos
SC Passos Maia
SC Ponte Alta do Norte
SC Ponte Serrada
SC Santa Cecilia
SC Santiago do Sul
SC Sao Domingos
SC Seara

Com a expansão do 5G em mais 100 municípios brasileiros, ficamos cada vez mais perto de uma revolução nas comunicações. Essa tecnologia promete trazer velocidade, capacidade de conexão e baixa latência, impulsionando o desenvolvimento de áreas como saúde, indústria, agricultura, entre outras. Com a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz, essas localidades poderão entrar na era da conectividade de quinta geração, abrindo portas para um futuro ainda mais digital e inovador.

O Brasil está avançando na implantação do 5G e caminhando rumo a um futuro mais conectado. Com a liberação da faixa de 3,5 GHz em mais 100 municípios, a expectativa é que a tecnologia possa ser explorada em sua plenitude, trazendo benefícios para a economia, a sociedade e a qualidade de vida dos brasileiros. Acompanhe as próximas novidades e fique por dentro desse avanço tecnológico que está transformando o país. O futuro é 5G!