A redação para concursos tem suas características próprias. Por isso os concurseiros precisam ficar atentos na hora de se preparar.
A saber, além de todas as matérias contidas no edital do certame, deve-se treinar a escrita a fim de ter um bom desempenho na redação.
Mas afinal, o que é importante ter em mente na hora de pratica redação para concursos? Conheça 10 sugestões!
1. Texto dissertativo-argumentativo
Assim como nos vestibulares e no Enem, o gênero de texto solicitado na redação para concursos é o dissertativo-argumentativo.
Desse modo, a estrutura desse texto deve contar com uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
Leia mais sobre isso – A estrutura do texto dissertativo-argumentativo
2. Foco no desenvolvimento
Em concursos, a saber, o que mais têm peso quando se trata da redação é como se apresenta o desenvolvimento das ideias. Ao menos dois parágrafos devem relacionar os argumentos acerca do tema proposto. Já a introdução, assim como a conclusão podem ter uma proporção menor.
3. Argumentos criativos
A redação aplicada em concursos visa selecionar candidatos que tenham a capacidade argumentativa apurada. Nesse sentido, não adianta saber escrever bem, acertar todo o português e a norma culta se as ideias não se apresentarem de forma coerente e surpreendente.
Sendo assim, busque ser o mais criativo possível na construção textual, tentando fugir do senso comum. Desse modo você consegue chamar a atenção da banca organizadora.
4. Redação persuasiva
Outro fator importante para prender o examinador de sua prova de redação é a escrita persuasiva, que consiga convencer aquele que está lendo.
Lembre-se que a redação dissertativa-argumentativa requer habilidades de argumentação para defender o tema desejado.
5. Texto com boa caligrafia
Pode parecer exagero, entretanto, a forma como você escreve pode influenciar em sua colocação no concurso público.
A caligrafia ilegível, assim como rasuras quaisquer fazem com que as provas sejam anuladas. Portanto, se você tem dificuldades com a sua letra, comece a melhorá-la já.
6. Dedique-se à gramática
Do mesmo modo, não adianta ser um exímio analista e saber colocar bem as ideias no texto se não acertar a gramática do que se escreverá.
Nesse sentido, capriche em seus estudos de gramática não somente para as questões de português em si, como também também a redação para concursos.
Vale dizer que algumas bancas tiram pontos por cada erro de gramática. Então não julgue como bobagem.
Leia mais sobre isso – Principais tópicos de gramática para Concursos Públicos