A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das partes mais temidas da prova. Mas por que é preciso aprender a escrever com um método específico para ela?
Muito simples: porque essa metodologia de escrita é necessária para passar em um vestibular. Você aprende a escrever um texto dissertativo-argumentativo para essa ocasião e provavelmente não a usará novamente.
O ENEM é a prova mais aguardada pelas pessoas que querem ingressar no ensino superior e a parte que deixa a maior parte dos estudantes mais tensa é a redação.
A partir de agora, você entenderá como a redação do ENEM se estrutura e por que ela pode ser interpretada como um gênero textual completamente novo.
Por que a redação do ENEM pode ser um gênero textual novo?
Para responder essa pergunta, primeiro é preciso explicar o que é um gênero textual.
De acordo com o site Educa+ Brasil, gêneros textuais são classificações utilizadas para determinar os textos de acordo com o objetivo e a função deles em relação a um certo contexto.
Desse modo, a redação do ENEM se encaixa perfeitamente nos moldes de um novo gênero textual, já que tem:
- objetivo – avaliar as “competências textuais” do participante;
- função – compor a segunda parte da prova de vestibular;
- contexto (por sinal, bem específico) – a própria prova que acontece uma vez ao ano.
Texto dissertativo-argumentativo em prosa
Esse é o modelo de escrita mais solicitado pelos elaboradores da redação do ENEM e o motivo da discussão de gênero textual.
Um artigo científico, publicado por Daniela Prado e Rodrigo Morato no Portal de Periódicos Eletrônicos da PUC-MG (2016), aborda exatamente o ponto da redação possuir a exigência, dentre muitas outras, de escrever um “texto dissertativo-argumentativo em prosa”.
Prado e Morato apontam que esse modelo é muito geral e vários gêneros textuais podem utilizá-lo, como um artigo de revista ou até mesmo uma carta.
A ideia desse tipo de conteúdo é defender uma opinião por meio de argumentos e explicações sem apresentar o discurso em primeira pessoa. Exemplos:
- primeira pessoa – Nós precisamos aumentar a divulgação sobre os riscos do cigarro;
- terceira pessoa – Precisa-se aumentar a divulgação sobre os riscos do cigarro.
Uma pesquisa apresentada no artigo científico revela que 72% dos entrevistados (50 alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Minas Gerais) caracterizaram a redação do ENEM como um gênero textual.
Essa pesquisa buscou entender o que os alunos que participarão da prova compreendem sobre o tipo de estrutura textual que produzirão.
A criação de texto do ENEM pede ao participante que faça uma crítica, dê uma opinião e uma proposta de solução para um problema social atual. Esses traços fazem com que a redação se caracterize como um gênero textual.
Estrutura de correção da redação do ENEM
A correção do ENEM segue um padrão tanto quanto curioso e muito diferente de outras provas.
Enquanto o computador corrige a prova objetiva ao analisar o cartão-resposta, a redação leva em consideração outros aspectos para avaliar as “competências textuais” do participante.
Cinco competências textuais
A redação do ENEM é corrigida baseada em cinco competências que precisam ser desenvolvidas pelo candidato que está fazendo a prova de redação.
- Competência 1: trata-se do domínio formal que o participante tem sobre a norma padrão da língua portuguesa;
- Competência 2: avalia-se a interpretação que o candidato fez sobre o tema proposto;
- Competência 3: refere-se à argumentação utilizada pelo participante para defender um ponto de vista com base em seus conhecimentos socioculturais e na compreensão do tema;
- Competência 4: trata-se dos mecanismos linguísticos que o estudante utilizou para escrever a argumentação, como a coesão entre os parágrafos;
- Competência 5: avalia-se a elaboração da proposta de intervenção que precisa estar em consonância com os direitos humanos.
Cada uma dessas habilidades vale até 200 pontos e a nota final da redação é composta pela soma de todos os resultados, podendo chegar até 1000 pontos.
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