A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das etapas mais importantes e é considerada por muitos estudantes também a etapa mais difícil.
O tipo de texto exigido pelo edital do Enem para a prova de redação é o tipo dissertativo-argumentativo, cuja estrutura consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão. É no desenvolvimento, contudo, que se concentra um dos elementos mais importantes da redação: os argumentos.
Por esse motivo, apresentaremos abaixo como criar um excelente desenvolvimento para a sua redação do Enem. Confira!
Elementos do desenvolvimento
A divisão mais recomendada para a estruturação da redação é de quatro parágrafos, sendo o primeiro reservado à introdução, o último reservado à conclusão e os dois parágrafos do meio reservados ao desenvolvimento.
São nesses dois parágrafos que o participante deve abordar as principais ideias que quer apresentar no texto. Nesse sentido, o desenvolvimento deve ser escrito com todo o cuidado e deve conter quatro elementos indispensáveis: afirmação, explicação, exemplificação e conclusão.
Afirmação
Um bom parágrafo de desenvolvimento deve ser iniciado por uma afirmação, também chamada de tópico frasal.
O tópico frasal é nada mais que um período (frase) no qual a ideia central do parágrafo será apresentada. Nesse sentido, o participante deve apresentar uma síntese do objetivo logo na primeira frase do parágrafo a ser desenvolvido.
Explicação
Em seguida, deve vir a explicação da ideia central. Assim, essa explicação consiste na fundamentação do ponto de vista defendido. Os argumentos de autoridade são excelentes para atuar no convencimento da ideia. Nesse sentido, o participante deve empregar na explicação as ferramentas das quais dispõe para tornar claro e inteligível o argumento.
Exemplificação
Desse modo, a exemplificação é indispensável para dar apoio à explicação. Nesse ponto do parágrafo, o participante deve lançar mão do seu repertório sociocultural.
Assim, é necessário ilustrar a ideia central com dadas, com acontecimentos históricos ou da atualidade, com filmes, séries, entre outros. O importante é buscar no seu repertório de conhecimentos prévios algum dado ou situação que sirva para ilustrar de forma coerente a explicação.
Conclusão
Por fim, mas não menos importante, deve vir a conclusão do parágrafo. Os estudantes costumam esquecer que cada um dos dois parágrafos da introdução precisam ser concluídos. Portanto, é necessário ter cuidado.
Na conclusão do parágrafo, o participante deve estabelecer de forma sucinta como o conteúdo da explicação e da exemplificação conduzem à ideia central apresentada no tópico frasal, retomando assim o objetivo do parágrafo.
Um desenvolvimento cujos parágrafos contenham os quatro elementos apresentados acima certamente será bem avaliado pelos corretores, contanto que seja coerente com o tema proposto e também apresente adequadamente os elementos de coesão textual.
E aí? Gostou das nossas dicas ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Veja aqui mais dicas para fazer uma ótima redação.
Confira também Redação do Enem: a conclusão perfeita em 3 dicas.
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-5-filosofas-para-citar-na-sua-redacao-do-enem/