Sem dúvida nenhuma, a redação é uma das partes mais importantes da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, uma vez que a nota recebida nela influenciará fortemente a pontuação final.
A redação deve ser composta por três partes básicas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para te ajudar a conseguir entender como você deve escrever o seu texto, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre a introdução da redação do ENEM. Confira tudo aquilo que você precisa saber sobre a construção desse parágrafo.
O ideal é que a sua introdução do ENEM seja escrita em somente um parágrafo. Você deve desenvolver o primeiro parágrafo do seu texto em 5 ou 6 linhas.
Existem diversas maneiras de começar a introdução. Dentre as principais e mais efetivas, podemos citar:
Ficou interessado e quer saber como eles funcionam? Continue lendo e escolha uma estratégia para começar o seu texto. Lembre-se de que essas são alguma das formas possíveis de começar a sua redação do ENEM.
Você pode começar o seu parágrafo de introdução também por meio da citação de dois problemas que serão posteriormente desenvolvidos nos próximos parágrafos da sua redação.
Lembre-se que você deve somente citar os problemas na sua introdução. Você deverá desenvolvê-los somente nos parágrafos de desenvolvimento.
A estratégia de inversão da linha temática possui o objetivo apresentar o tema da proposta e mostrar sobre o que a sua redação está falando. É a maneira mais simples de começar a sua introdução, já que evita que você cometa erros e fuja do tema proposto pelos examinados. Lembre-se de que a inversão deve acontecer nas primeiras duas linhas do seu parágrafo de introdução e não deve ocupar todo o parágrafo.
O repertório pode ser colocado logo depois da inversão da linha temática. Idealmente, ele não deve ocupar mais que 2 linhas.
Você pode usar, dentre tantas outras coisas, fatos históricos, citações de figuras ilustres e dados estatísticos como repertórios.