A estrutura exigida na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a de um texto dissertativo-argumentativo.
Desse modo, há uma divisão adequada para os parágrafos da redação do Enem (e também para o Encceja). Contudo, muitos estudantes acabam atrapalhando a estrutura e prejudicando seu desempenho nas competências da redação que são utilizadas como critérios pelos corretores.
Nesse sentido, esclarecemos que a redação do Enem deve ser composta em três partes:
É necessário, contudo, saber adequadamente o que cada uma dessas partes do texto deve conter.
A introdução de um texto, como o próprio nome já indica, deve conter informações que introduzem o tema sobre o qual o estudante irá discorrer. Nesse sentido, você deve já na introdução expor um ponto de vista sobre o tema proposto para a redação.
Assim você prepara o seu leitor quanto ao conteúdo do texto e o direciona para o desenvolvimento, a segunda parte do texto.
A maioria dos professores recomendam que a redação do Enem seja feita em quatro parágrafos: o primeiro é reservado à introdução, o segundo e o terceiro são o desenvolvimento e o quarto e último deve conter a conclusão.
Nesse sentido, os dois parágrafos do desenvolvimento devem conter os argumentos do estudante. A argumentação é uma marca da estrutura do texto dissertativo-argumentativo e serve para sustentar o ponto de vista exposto na introdução.
Desse modo, é fundamental apresentar fatos, dados, citações etc para convencer o leitor quanto ao ponto de vista defendido. Ter um bom repertório sociocultural aumenta suas possibilidades de argumentação.
Por fim, é indispensável à estrutura da redação do Enem a apresentação de uma proposta de intervenção na conclusão do texto.
A proposta de intervenção não é uma característica própria do tipo dissertativo ou argumentativo, mas sim uma exigência do próprio Exame para avaliar os participantes.
Nesse sentido, o estudante deve apresentar uma solução para o problema ou questão apresentada na proposta da redação. A solução deve seguir a mesma linha lógica empregada nos argumentos para que o texto tenha coerência.
Ao seguir essa estrutura, você certamente aumentará suas chances de conseguir uma ótima nota, mas é importante praticar bastante e através da escrita sobre diversos assuntos/temas, porque de nada adianta uma boa estrutura textual sem um bom conteúdo.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite para deixar seu comentário!
https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/saiba-como-estudar-para-o-enem-em-casa/