A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (24), as consultas ao quarto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O pagamento dos valores está previsto para o dia 31 de agosto.
Já foram pagos três lotes de restituição, somando R$ 18,9 bilhões, contemplando cerca de 12,9 milhões de contribuintes. A ordem dos pagamentos é estabelecida pela data de entrega da declaração, entretanto, há prioridades: pagamento antecipado para idosos, contribuintes com doença grave, deficiência física ou mental e professores.
As restituições consistem em devoluções dos valores pagos e apresentados por meio da declaração do Imposto de Renda. Então, a Receita Federal devolve o saldo que o contribuinte pode resgatar. Comumente, as restituições se dão por conta de deduções do tributo.
A princípio, as consultas às bases da Receita podem ser feitas pelo site e pelos aplicativos disponibilizados para tablets e smartphones. Além de informar sobre liberação das restituições, as plataformas fornecem acesso direto a outros tipos de informações sobre a situação cadastral dos CPFs.
Veja como fazer a consulta pelo site:
Ainda, segundo informações da Receita, as restituições dos contribuintes serão pagas diretamente na conta bancária informada na declaração do IRPF. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Seja como for, o reagendamento dos valores devidos pode ser feito pelo Portal BB, ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Este ano os contribuintes estão contando com uma novidade, a restituição pode ser paga pelo Pix. Contudo, o crédito nesta categoria vai se efetuar apenas para chave Pix igual ao CPF do titular da declaração.
A restituição acontece conforme calendário abaixo: