Economia

Receita Federal vai liberar 5ª lote das restituições do IRPF

A partir do dia 30 deste mês, a Receita Federal vai liberar o 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. A distribuição dos lotes iniciada no fim de maio, já atingiu 16 milhões de contribuintes com um montante de R$ 6 bilhões.

Na nova rodada, estão incluídos os cidadãos que enviaram sua declaração oficial ou retificada, a começar do dia 15 de agosto, além de não terem apresentado qualquer inconsistência. Cerca de 10 dias antes da liberação, a Receita disponibilizará as consultas ao lote.

Como saber se tenho direito a restituição?

Os contribuintes que recebem a restituição do Imposto de Renda costumam ser notificados assim que preenchem a declaração, a mensagem “Imposto a Restituir” é o aviso. Todavia, por meio do site da Receita também é possível fazer a consulta.

Basta acessar o site e selecionar a aba de “Consulta Restituições IRPF”. Neste momento, será necessário informar alguns dados básicos, como número do CPF, data de nascimento e o ano do imposto de renda que deseja consultar.

Nesta opção, também é possível verificar em qual lote receberá a restituição. No entanto, caso o pagamento não seja efetuado como previsto no cronograma da Receita, o contribuinte pode acessar o portal e-CAC para saber o motivo.

Entretanto, se a restituição foi realizada, porém com um valor incompatível, o cidadão deve entrar com contato com a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o pagamento restante em qualquer banco.

Vale ressaltar que o valor da restituição deve ser resgatado em até um ano na instituição financeira. O sujeito que não obedecer essa regra, terá que recorrer os serviços virtuais, o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou o Portal e-CAC no Meu Imposto de Renda.

Veja também: Receita Federal notifica 440 mil empresas do Simples Nacional