Vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024? Então, além de reforçar que as inscrições devem começar já próximo mês, é interessante que você saiba que ainda pode levar uma grana caso efetivamente participe.
Como assim? Nós vamos te explicar.
Você já deve ter ouvido falar do Pé-de-Meia, uma nova iniciativa do governo federal. Então, é por meio deste programa que o repasse financeiro acontece.
Antes que você fique preocupado, vale destacar que as provas do Enem estão programadas apenas para novembro, certo?
Dito isso, a grande novidade deste ano é a oferta de um benefício de R$ 200 para os estudantes do terceiro ano do ensino médio que participarem do exame.
Como mencionado, este incentivo faz parte do programa Pé-de-Meia, e tem como objetivo estimular a participação dos estudantes no Enem.
Entretanto, é importante deixar claro que o auxílio financeiro chegará para apenas para um grupo específico de estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo.
Então, para receber o valor, os alunos devem estar cursando o terceiro ano do ensino médio, ter entre 14 e 24 anos de idade e fazer parte de uma família beneficiada pelo Bolsa Família.
Ainda mais, a data exata para o depósito do benefício ainda não foi confirmada, mas é provável que seja após a participação do aluno no exame, independentemente do resultado obtido.
Os alunos da rede pública de ensino podem solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem somente até esta sexta-feira (26).
Na prática, o processo para garantir a isenção é simples e envolve acessar a Página do Participante do Enem, selecionar a opção de justificativa de ausência/isenção e seguir as instruções fornecidas.
Por fim, é interessante pontuar que além de ser utilizado como critério de seleção para cursos em universidades renomadas, como as federais, o desempenho no Enem também é fundamental para programas governamentais de financiamento estudantil e bolsas de estudo, como o Fies e o Prouni.
Desse modo, participar do Enem não apenas abre portas para o ensino superior, mas também para oportunidades de apoio financeiro durante a jornada acadêmica.
E você, vai participar? Está em busca de dicas para se preparar? Clique nos links abaixo e confira alguns dos artigos do Notícias Concursos que podem te ajudar:
Enem e Vestibulares: Veja dicas para usar repertório na redação