Economia

Real Digital: confira a programação de webinars do BC para explorar esse potencial financeiro

Potenciais do Real em formato digital – entenda a novidade do Banco Central

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, a instituição tem buscado estabelecer as bases para a futura emissão de uma moeda digital.

Uma série de webinars sobre o Real Digital está programada pelo Banco Central

Pensando nisso, vai promover uma série de webinars a partir do mês de julho, com o objetivo de debater junto à sociedade as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil, publicadas pelo BC em maio deste ano.

Conforme reforça o BC, além disso, serão levantados casos de usos que possam se beneficiar da emissão de um Real digital e as tecnologias mais adequadas para sua implementação.

Serão sete encontros para debater e explicar o assunto

Dessa forma, o BC pretende realizar uma série de webinars com o tema “O Real Digital”. Ao passo que esses webinars serão compostos de sete encontros.

Em cada encontro um tópico relevante para o andamento dos trabalhos será discutido com diversos representantes

Sendo assim, em cada encontro, um tópico relevante para o andamento dos trabalhos será discutido com representantes dos provedores de serviços financeiros (fintechs, bancos), provedores de tecnologia (provedores de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros e bigtechs) e com a sociedade em geral.

Confira a agenda oficial do BC quanto a essa novidade do mercado financeiro:

Em 29/07/21 o primeiro webinar pretende discutir o potencial do Real em formato digital.

Agosto de 2021-  cidadania, segurança de dados, sigilo e rastreabilidade

O segundo encontro irá abordar temas como cidadania, segurança de dados, sigilo e rastreabilidade.

Setembro de 2021 – operações offline e dinheiro programável

Em setembro o BC pretende debater as operações offline como um desafio para o real digital, bem como, será debatido o dinheiro programável.

Outubro de 2021 – emissão e movimentação

Por conseguinte, em outubro de 2021 será a vez do webinar falar sobre emissão e movimentação,ou seja, o foco será distribuição, custódia e destruição do real digital.

Novembro de 2021 – integração internacional e tecnologias para emissão do Real Digital

Já o mês de novembro ficou reservado para a integração internacional da moeda real digital. Enfim, tecnologias para emissão dessa novidade será um outro assunto debatido e explicado ainda em novembro, bem como, a segurança necessária para proteger o Real Digital de ataques cibernéticos. Lembrando que o BC pode alterar essas previsões, caso seja necessário.

Dessa forma, o Banco Central pretende atualizar a sociedade sobre essa tendência que será revolucionária para o mercado financeiro mundial.