O Banco Central do Brasil publicou novamente o Ranking de Reclamações de Bancos e Financeiras referente ao segundo trimestre de 2021. trouxemos os primeiros 10 colocados. Sendo assim, confira o ranking sobre as demais insitutições financeiras, ou seja, os principais conglomerados financeiros. Confira:
Mensal/Bimestral/Trimestral Semestral
2021 -1º Trim -2º Trim – 3º Trim – 4º Trim -2022
Posição – Instituição Financeira – Índice 1 – Reclamações reguladas procedentes 2 – Clientes 3
(posição) (Instituição financeira) (ìndice) (reclamações) (clientes)
1º MASTER (conglomerado) 811,55 80 98.576
2º DAYCOVAL (conglomerado) 777,01 1.004 1.292.129
3º FACTA FINANCEIRA S.A. – CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 555,73 89 160.147
4º C6 BANK (conglomerado) 433,76 3.672 8.465.478
5º BANCO DIGIMAIS S.A. 212,14 79 372.393
6º BNP PARIBAS (conglomerado) 192,10 456 2.373.655
7º SAFRA (conglomerado) 188,09 639 3.397.199
8º PARANÁ BANCO (conglomerado) 181,00 88 486.166
9º GRUPO BONSUCESSO – BS2 (conglomerado) 155,90 132 846.668
10º MERCANTIL DO BRASIL (conglomerado) 136,69 506 3.701.652
11º SOFISA (conglomerado) 119,21 41 343.924
12º BRB (conglomerado) 103,70 182 1.754.926
13º BMG (conglomerado) 101,86 795 7.804.650
14º VOLKSWAGEN (conglomerado) 95,31 35 367.195
15º ORIGINAL (conglomerado) 67,64 320 4.730.387
16º AGIBANK (conglomerado) 59,49 68 1.142.941
17º BANRISUL (conglomerado) 37,20 188 5.052.830
18º BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A. 33,77 30 888.326
19º WILL FINANCEIRA S.A. CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 26,70 46 1.722.341
20º BANCO CSF S.A. 26,30 192 7.297.674
21º CREFISA (conglomerado) 24,89 61 2.450.772
22º PORTO SEGURO (conglomerado) 20,57 59 2.867.211
23º BANCO DIGIO S.A. 18,73 30 1.601.177
24º PEFISA S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 17,46 115 6.583.040
Lista de instituições com menos de 30 reclamações reguladas procedentes no período
1 Número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
2 Quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.
3 Total de clientes na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).
Ranking de Bancos e Financeiras
Mensal/Bimestral/Trimestral Semestral
2021 (1º Trim -2º Trim -3º Trim – 4º Trim – 2022)
Posição – Instituição Financeira – Índice 1 – Reclamações reguladas procedentes 2 – Clientes 3
(Insitituição Financeira) (Índice) (Reclamações) (Clientes)
1 – Número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
2 – Quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.
3 – Total de clientes na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).
Fonte das informações: Banco Central do Brasil.