A situação econômica do país não está fácil. No entanto, com algumas estratégias é possível ir ao encontro da vaga de emprego desejada, se destacando dos concorrentes e mostrando suas qualificações profissionais É possível sim começar o ano empregado. Veja abaixo algumas maneiras para conquistar seus objetivos.
De fato, a motivação é importante nestas horas, conquistar uma vaga de emprego deve ser considerado um trabalho duro, que deve ser feito, ou seja, é preciso agir para que se possa ter os resultados esperados. Não adianta enviar um currículo para apenas uma empresa e esperar que um milagre aconteça.
Vale ressaltar que é preciso desenvolver algumas habilidades pessoais e profissionais, de forma a poder se destacar entre os outros concorrentes às vagas de emprego. Elas são chamadas de soft e hard skills. Podemos dizer que é indicado que se faça cursos como por exemplo, de digitação, e de trabalho em equipe.
O ano novo é um ótimo momento para se buscar um emprego. Todavia, as empresas estão de olho em oportunidades de negócio e buscam atualizar seu quadro de funcionários. O profissional que procura um posto de trabalho, deve ir ao encontro destas oportunidades, de forma a conhecer as melhores vagas em sua área.
Veremos abaixo algumas dicas para se encontrar um emprego em 2023:
É importante na criação de um currículo, ser bem objetivo e colocar certas palavras-chave que tenham a ver com a vaga em questão. Ele deve ser revisto e não pode, de maneira alguma, ter erros de português. Aliás, a linguagem deve ser formal e não pode conter abreviações, nem gírias.
Deve-se colocar no currículo somente as habilidades que possam ser comprovadas. Além disso, é preciso ficar atento às informações de contato, revisá-las, para que o recrutador consiga contatá-lo. Em síntese, é indiciado que se defina a função e a área de atuação, deixando-as em destaque no documento.
Uma boa dica é fazer um resumo de suas qualificações focando em áreas que possam destacá-lo frente aos concorrentes. Analogamente, é preciso incluir as experiências de trabalho e a formação profissional da mais recente para a mais antiga. Não é necessário colocar experiências que não tenham relação com a vaga.
Já ouviu a frase, trabalhe para conseguir trabalho? Pois então, crie uma rotina para procurar emprego, as chances aumentam exponencialmente para quem é proativo. Tenha em vista que todos os dias aparecem novas ofertas de vagas. Fique atento, reserve um horário do dia para se candidatar aos postos e para enviar e-mails.
Vale ressaltar que é importante se candidatar para as vagas que sejam de seu interesse, e que você cumpra os pré-requisitos. Ter uma meta e objetivo específico para alcançar pode facilitar sua rotina. Veja se é possível alcançá-lo e quanto tempo será necessário para atingi-lo.
Ter uma rede de contatos forte é importante nestas horas. Deve-se observar que não se deve procurar por colegas de trabalho apenas quando se deseja encontrar uma vaga em específico. As conexões devem ser verdadeiras, possibilitando uma troca de experiências e de oportunidades.
Dessa maneira, as indicações devem ser naturais, intuitivas. Não adianta ficar meses sem se comunicar para só então entrar em contato. É preciso construir seu networking, se esforçando para que laços verdadeiros sejam criados. A partir de então, é possível encontrar diversas oportunidades de emprego em sua área de atuação.
Deve-se tomar cuidado com o que posta nas redes sociais. Elas podem ser vistas por um grande número de pessoas. Existem empresas que pedem o endereço da pessoa para observar como seu perfil é e se é compatível com a visão do negócio. É preciso saber o que deve ou não falar.
Como falado anteriormente, é importante desenvolver as soft e hard skills para conquistar um emprego. Elas consistem em habilidades emocionais e técnicas. É preciso se manter atualizado, continuar a aprender, fazendo cursos, indo a palestras e workshops. Saiba seus pontos fortes e o que precisa melhorar.
É possível adquirir as habilidades técnicas fazendo um curso de línguas, por exemplo, de um softwares, ou até mesmo uma pós graduação. Deves-e desenvovler também as habilidades emocionais, como por exemplo, a liderança, a autogestão, a autonomia, além é claro, sua saúde mental.