Quem já tem imóvel pode comprar Minha Casa Minha Vida?
Confira quais são as condições desse programa do Governo Federal
Você sabe se quem já tem imóvel pode comprar Minha Casa Minha Vida? Se não, saiba que você não está sozinho. Afinal, essa é uma pergunta feita por milhares de brasileiros.
O programa habitacional mais conhecido até o momento, o Minha Casa Minha Vida, facilitou o acesso de milhões de cidadãos à moradia própria. Por isso, é bastante almejado pela população em geral.
Então, veja a seguir algumas regras e exigências para participar do programa e adquirir seu imóvel.
Por que aderir ao Minha Casa, Minha Vida?
Além da possibilidade de sair do aluguel e ter sua casa própria, o Minha Casa, Minha Vida é considerado o maior programa habitacional da história do Brasil. Afinal de contas, pode ser a chance dos cidadãos de investir seu capital em um imóvel próprio.
Em resumo, o mercado imobiliário vem crescendo e se aquecendo, mesmo durante a crise. Ademais, ainda é considerado um dos investimentos mais seguros.
E com as taxas mais baixas e as facilidades oferecidas pelo Governo aos beneficiários do programa podem ser um atrativo para quem deseja realizar o investimento.
No entanto, não é todo mundo que pode se beneficiar do programa. Pois, existem regras e pré-requisitos que precisam ser cumpridos para garantir a aprovação.
Quais são os requisitos para participar do programa?
Criado para ajudar a população na aquisição da casa própria, o Minha Casa, Minha Vida possui alguns critérios bastante específico. Como, por exemplo as regras do imóvel e faixa de renda.
Quanto às regras do imóvel, o primeiro ponto importante é que não é possível comprar imóveis já construídos. Portanto, é necessário que a construção esteja na planta e seja adquirida junto ao terreno.
Também existe um valor limite para o imóvel, que pode variar entre 90 mil e 240 mil reais, a depender da localidade.
Para as faixas de renda, existe uma divisão, que fica entre a chamada Faixa 1 e a Faixa 3. Por isso, veja mais sobre cada uma a seguir.
Faixa 1
As famílias que declararam renda de até 1800 reais mensais entram nesse grupo, que conta com o maior número de vantagens.
Além de poder receber subsídio de até 90% do valor do imóvel, a família ainda terá 10 anos para quitar a dívida.
Faixa 1,5
Agora, para esse grupo são destinadas às famílias que declararam renda mensal de até 2600 reais por mês.
Nesse grupo o subsídio do governo se limita a um pouco mais que 47 mil reais. Enquanto, o restante da dívida deve ser paga em 30 anos.
Faixa 2
Esse é o grupo das famílias que possuem renda mensal de até 4 mil reais. Além do subsídio de até 29 mil reais, esse grupo também pode dividir o restante em 30 anos.
Além disso, as taxas para quem se encaixar nessa categoria não ultrapassam os 7%.
Faixa 3
As famílias que integram a Faixa 3 do Minha Casa Minha Vida podem declarar renda de até 7 mil reais.
Nesse caso, o beneficiário não recebe subsídio do governo para pagamento do imóvel. Todavia, pode se valer de taxas mais baixas do que as do mercado, além de ter 30 anos para pagar.
Quem já tem imóvel, pode comprar Minha Casa Minha Vida?
Criado em 2009, pela gestão anterior, o programa Minha Casa, Minha Vida chegou com o intuito de cobrir um déficit habitacional. Na época ultrapassou os 7 milhões de moradias, segundo uma pesquisa do IBGE naquele ano.
Desse modo, a principal função do programa, é formar pontes entre ONGs, empresas privadas e poder público. Sempre visando a construção de novas casas, que podem ser adquiridas com condições mais facilitadoras para as populações.
Mas é claro que o poder público, mesmo fechando parcerias, não têm poder econômico o suficiente para disponibilizar o programa para todos. Por isso, algumas regras e critérios foram impostos para filtrar os pedidos. E assim, constatar se a família realmente precisa do auxílio.
E é justamente por isso que, ao constatar um imóvel próprio em seu nome, os órgãos responsáveis pelo Minha Casa, Minha Vida entendem que você não está em situação onde precisa dessa ajuda do Governo.
No caso de casal, com vínculo matrimonial firmado por lei, ou seja, casados no civil, caso o cônjuge possua um imóvel próprio, também impedirá a participação de ambos no programa.
Agora que você já sabe mais a respeito do Minha Casa Minha Vida, procure uma agência da Caixa para obter mais informações.