Enem e Vestibular

Quem foi Vasco da Gama?

Vasco da Gama: um resumo sobre o navegador português

Todos nós já ouvimos falar sobre o navegador português Vasco da Gama. Isso certamente se deve à importância do lusitano dentro das Grandes Navegações.

Assim, não é de se surpreender que questões sobre Vasco da Gama, seu contexto histórico e suas conquistas sejam tão comuns dentro das principais provas do país.

Vamos conhecer, a seguir, um pouco mais sobre esse personagem da história.

Vasco da Gama: introdução

Vasco da Gama nasceu no ano de 1469, na cidade portuguesa de Sines. Filho de Isabel e Estêvão da Gama, o futuro navegador já nasceu em uma família nobre, o que certamente facilitou a sua inserção no mundo da navegação.

Vasco se formou em matemática, o que certamente foi muito importante a partir do momento em que ele decidiu que começaria a navegar. O seu pai também foi navegador e, após sua morte, Vasco da Gama foi escolhido por D. João II, rei de Portugal, para ficar em seu lugar.

Por fim, devemos lembrar que Vasco da Gama morreria no dia 24 de dezembro de 1534, na Índia, após contrair malária.

Vasco da Gama: importância histórica

Vasco da Gama foi um dos navegadores mais importantes de toda a história, atuando na época das denominadas “Grandes Navegações”, evento histórico que ficou conhecido também como “Expansão Marítima Europeia”. O período foi caracterizado por uma série de conquistas e descobrimentos, das quais Vasco da Gama fez parte.

Uma de suas maiores conquistas foi chegar às Índias no ano 1498, após sair em uma das mais importantes viagens da sua vida. O ponto de partida foi a Europa e a conquista de Vasco da Gama, ao lado de outros fatores importantes que influenciaram o pioneirismo português, proporcionou aos portugueses o domínio das rotas comerciais.

Vasco da Gama: a expedição

A expedição partiu da cidade de Lisboa, Portugal, em de julho de 1497. Vasco da Gama e seus companheiros percorreram aproximadamente 20 mil quilômetros, contornando o continente africano e chegando às Índias pela primeira vez em maio de 1498.

As rotas realizadas pelo navegador ficaram conhecidas como “Rotas de Especiarias”. Anteriormente, somente os navegadores das cidades italianas de Veneza e Gênova sabiam como chegar até as Índias.