O Governo Federal concluiu oficialmente na última semana os pagamentos de fevereiro do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 5,6 milhões de brasileiros receberam o montante em questão. A pasta afirma que todos os usuários pegaram o mesmo valor de R$ 50 neste momento.
Acontece, no entanto, que nem todo mundo que tem direito de receber o benefício conseguiu pegar ele de fato. De acordo com as projeções do Governo Federal, a ideia é que os usuários que tenham direito ao vale-gás sejam aqueles que estejam no Cadúnico e que tenham uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606.
Além disso, o vale-gás nacional também vai para as pessoas que estão no chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC). É uma espécie de projeto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atende, entre outros indivíduos, os usuários que possuem mais de 65 anos de idade. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.
Pelas redes sociais, um internauta que faz parte do programa enviou a seguinte pergunta: “eu faço parte do BPC, mas não estou no Cadúnico. Tenho direito ao vale-gás?”. Nossa equipe entrou em contato com o Ministério da Cidadania e já obteve uma resposta sobre esse assunto.
De acordo com a pasta que é responsável por esse programa, o fato é que os usuários do BPC têm direito de receber o vale-gás independente de terem uma inscrição no Cadúnico ou não. Então quem não está nesta lista do Governo Federal, ainda sim tem direito de receber o benefício normalmente. Não há esse impedimento.
Como funciona na prática
Mas toda essa questão é apenas o que acontece na teoria. No papel, o que se sabe é que todos os usuários do BPC têm direito de receber o vale-gás nacional. Isso não é mais segredo para ninguém.
Todavia, de acordo com relatos nas redes sociais, nem todo mundo está podendo pegar esse dinheiro de fato. Existem vários brasileiros que fazem parte do BPC e que não estão conseguindo receber nada do vale-gás até aqui.
Isso acontece porque o Governo Federal afirma não ter recurso para pagar esse benefício a todas as pessoas que têm direito ao projeto. Por isso, eles estão pagando a quantia apenas para uma parte dos usuários.
O vale-gás nacional
De acordo com as informações oficias, o Governo Federal começou os pagamentos do vale-gás nacional ainda no final do ano passado. Naquela ocasião, os repasses focaram apenas em algo em torno de 100 mil pessoas.
É que inicialmente o Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos para os usuários que estavam morando em áreas fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais.
O número de usuários do vale-gás começou a crescer apenas a partir de janeiro deste ano. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,5 milhões de brasileiros entraram nesta lista nos últimos meses. É o que se sabe oficialmente.