As queimadas no Pantanal vêm acontecendo com maior frequência nos últimos anos, especialmente devido à ações humanas.
O aumento nas ocorrências faz com que esse assunto seja abordado frequentemente em questões de biologia e geografia das principais provas do país, com um destaque para o ENEM.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre as queimadas no Pantanal.
Especialistas afirmam que a principal causa do crescente aumento nas ocorrências de queimadas no Pantanal está relacionado à agropecuária, principalmente devido à criação de áreas de pastagem para a criação de gado.
Ainda, essas queimadas são provocadas pelos homens com o objetivo de limpar o terreno para receber plantações, em especial aquelas de soja, que migraram com sucesso para a região. Os incêndios são provocados também para que o plantio de capim para alimentação do rebanho bovino, criado intensivamente no pantanal, se torne viável.
Na região do Pantanal existem, basicamente, duas estações climáticas bem definidas, que podem ser observadas no verão e no inverno.
O verão, extremamente úmido, é caracterizado pelas chuvas abundantes, que chegam a provocar cheias capazes de fazer com que os rios transbordem, inundando toda a planície. O inverno, por sua vez, é caracterizado por chuvas escassas e pela baixa umidade do ar.
É nesse último, que está presente no Pantanal de julho a setembro, que as queimadas naturais surgem com grande incidência na região. Ainda, o clima seco e a falta de chuvas também favorece a disseminação de incêndios provocados intencionalmente pelos homens.
O Pantanal é prejudicado como um todo pelas queimadas. A fauna e a flora sofrem na medida em que o fogo acaba com o habitat natural dos animais, deixando-os sem abrigo, e acaba com a alimentação natural dos mesmos, uma vez que provoca uma ruptura na cadeia alimentar.
Dessa maneira, podemos afirmar que um dos tantos prejuízos das queimadas no Pantanal é a perda da biodiversidade e a aceleração do processo de extinção de muitas espécies.
Ainda, o fogo destrói a vegetação natural do Pantanal. Com isso, o solo perde a sua cobertura orgânica natural, impedindo a germinação de novas sementes naturalmente.