Você já se perguntou quanto tempo demora para aprovar o cadastro no Auxílio Brasil? Se sim, saiba que você não está sozinho. Pois, essa é uma pergunta que milhares de brasileiros também estão fazendo.
O Auxílio Brasil é um programa social lançado pelo Governo Federal. E tem como maior intuito e promessa, diminuir as taxas de pobreza extrema no Brasil.
Após realizar o cadastro, muitas pessoas estão esperando pela resposta. Então, pensando nisso, separamos algumas informações a respeito do programa e o prazo de aprovação. Logo, se quer saber mais sobre isso, fique com a gente e fique por dentro de tudo.
Criado pela atual gestão, o Auxílio Brasil deverá substituir o Bolsa Família. O benefício está pagando 600 reais atualmente. No entanto, esse valor faz parte de uma Emenda Constitucional e deverá se findar em dezembro de 2022. Assim, o valor do auxílio voltará a sua quantia original, que era de 400 reais mensais.
Dessa forma, o Governo Federal em ação conjunta do Ministério da Cidadania, pretende beneficiar milhares de famílias brasileiras, que estão em situação de vulnerabilidade social.
Como vimos anteriormente, o Auxílio Brasil é um programa voltado para a população mais carente de nosso país.
Com isso em mente, um dos principais critérios para fazer parte do programa é a faixa de renda mensal da família. Para se eleger ao benefício, é necessário que a família se enquadre em uma dessas situações:
Outra exigência do Ministério da Cidadania para cadastramento no programa, é possuir cadastro atualizado junto ao CadÚnico para programas sociais do Governo.
Caso os dados do cadastro não tenham sido atualizados há pelo menos 2 anos, a família também pode perder o direito ao benefício.
Em primeiro lugar, a inscrição junto ao CadÚnico é uma das exigências para receber as parcelas do benefício. Aliás, também é através dele que as famílias que se enquadram em uma das faixas de renda que citamos acima podem realizar o cadastro no Auxílio Brasil.
Para isso, é necessário que, ao realizar o cadastramento do grupo familiar na base de dados do CadÚnico a família tenha um responsável. Este que deve ter no mínimo 16 anos.
Aliás, é esse responsável que deve se encaminhar ao Cras ou a uma unidade do Cadastro Único. Portanto, basta se encaminhar na cidade onde reside para realizar a inscrição no programa.
Para que isso seja feito, é necessário levar todos os documentos dos integrantes da família. Assim como, um comprovante de residência atualizado, que pode ser uma conta de água ou luz.
Após ir até o Cras, levando todos os documentos necessários, será feita uma entrevista. Aqui, o assistente social colherá algumas informações.
Logo após esse primeiro atendimento o funcionário irá até o endereço informado para realização de uma breve averiguação de informações.
A seguir, esses dados serão repassados ao Ministério da Cidadania. A propósito, o órgão responsável pela filtragem e seleção das famílias que serão beneficiadas pelo Auxílio Brasil.
Dessa forma, o cidadão pode aguardar a resposta. No momento de espera pode consultar o status do pedido através do aplicativo Auxílio Brasil. Ou se preferir pelo telefone do Atendimento Caixa ao Cidadão, que é o 111.
Como a demanda de inscritos no Auxílio Brasil é muito grande, o Ministério da Cidadania pode sofrer atrasos na divulgação de novos aprovados.
Uma das razões é a quantidade enorme de inscrições. Consequentemente, as avaliações precisam ser feitas. Por isso, desde o início o órgão não estipulou um prazo máximo para essa tomada de decisão.
Dessa forma, não é possível concluir qual o tempo de espera para aprovação do cadastro no Auxílio Brasil. Sendo assim, é necessário que o cidadão faça consultas constantes nos canais de atendimento do programa.
Mesmo sem saber o prazo final para aprovação do cadastro no Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania disponibilizou meios bastante eficazes. Assim, é mais simples para o cidadão conferir o andamento de seu pedido. Por isso, ligue no 111, ou baixe o app para ficar por dentro de todas as informações sobre seu cadastro.