Quando serão as provas do concurso Bacen? - Notícias Concursos

Quando serão as provas do concurso Bacen?

Veja mais esclarecimentos

Há uma forte ansiedade em torno da liberação do edital do concurso Bacen – Banco Central.

Sobre o quantitativo de vagas, já foi informado que serão 100 oportunidades para o cargo de Analista, com oportunidades voltadas para as áreas de Tecnologia da Informação e Economia e Finanças.

Os aprovados receberão um salário inicial é de R$ 20.924,79. O edital deverá ser anunciado até 15 de janeiro de 2024.

Provas do concurso Bacen e requisitos

As provas deverão acontecer entre os meses de março e abril de 2024. Sobre o cargo de Analista, o aprovado vai realizar as seguintes funções:

  • I – formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos relativos a:
    • a) gestão das reservas internacionais;
    • b) políticas monetária, cambial e creditícia;
    • c) emissão de moeda e papel-moeda;
    • d) gestão de instituições financeiras sob regimes especiais;
    • e) desenvolvimento organizacional; e
    • f) gestão da informação e do conhecimento;
  • II – gestão do sistema de metas para a inflação, do sistema de pagamentos brasileiro e dos serviços do meio circulante;
  • III – monitoramento do passivo externo e a proposição das intervenções necessárias;
  • IV – supervisão do Sistema Financeiro, compreendendo:
  • a) organização e a disciplina do sistema;
  • b) fiscalização direta das instituições financeiras e das demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil;
  • c) monitoramento indireto de instituições financeiras, de conglomerados bancários, de cooperativas de crédito, de sociedades de crédito ao micro-empreendedor, de administradoras de consórcio, de agências de fomento, de demais entidades financeiras independentes e de conglomerados financeiros que não possuam entre suas empresas bancos de qualquer espécie;
  • d) prevenção de ilícitos cambiais e financeiros;
  • e) monitoramento e análise da regularidade do funcionamento das instituições sujeitas à regulação e à fiscalização do Banco Central do Brasil.
  • f) proposta de instauração de processo administrativo punitivo aplicado às instituições sujeitas à regulação e à fiscalização do Banco Central do Brasil; e
  • g) análise de projetos, de planos de negócio e de autorizações relacionadas ao funcionamento de instituições sujeitas à fiscalização do Banco Central do Brasil e muito mais.
Quando serão as provas do concurso Bacen?
Quando serão as provas do concurso Bacen? Imagem: Reprodução

Como se preparar para o concurso Bacen?

A melhor forma é analisar o edital. Como o documento não saiu,  o interessado pode começar os estudos levando em conta o certame anterior.

O último edital foi liberado em 2013, contudo, pode ser uma excelente forma de adiantar o conteúdo. Analisar os conteúdos específicos e sem esquecer do geral é uma das formas mais efetivas.

Não deixe de fazer plano de estudo, buscar vídeo-aulas e fazer exercícios para praticar o que foi estudado.

O que estudar para o concurso Bacen

Conhecimentos básicos para Analista – concurso Bacen

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da
oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação e correspondências oficiais: Manual de Redação da Presidência da República.

LÍNGUA INGLESA:

1 Compreensão de texto escrito em Língua Inglesa. 2 Gramática para a compreensão de
conteúdos semânticos.

RACIOCÍNIO LÓGICO:

1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

DIREITO CONSTITUCIONAL:

1 Princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil. 2 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais, coletivos e direitos sociais; limitações dos direitos fundamentais. 3 Organização do Estado: União, Estados, Municípios e Distrito Federal. 4 Administração pública. 5 Servidores públicos. 6 Organização dos poderes: Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário. 7 Finanças públicas: normas gerais e orçamentárias. 8 Controle externo e sistemas de controle interno. 9 Ordem econômica e financeira: princípios gerais da atividade econômica.

DIREITO ADMINISTRATIVO:

1 Administração pública: princípios básicos. 1.1 Administração direta e indireta. 2 Poderes administrativos. 2.1 Espécies de poder: hierárquico, disciplinar, regulamentar, de polícia e normativo. 2.2 Uso e abuso do poder. 3 Organização administrativa brasileira. 3.1 Serviços públicos: conceito e princípios. 3.2 Autarquias, agências reguladoras, agências executivas, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista. 4 Ato administrativo. 4.1 Conceito, requisitos e atributos. 4.2 Comunicação dos atos administrativos.

4.3 Anulação, revogação e convalidação. 4.4 Discricionariedade e vinculação. 5 Controle da administração pública: espécies de controle e suas características. 6 Controle jurisdicional dos atos administrativos. 7 Responsabilidade civil do Estado. 8 Bens públicos: classificação e características. 9 Licitações e contratos administrativos; convênios administrativos. 10 Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos.

11 Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União) e alterações. 11.1 Disposições preliminares. 11.2 Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. 11.3 Direitos e vantagens. 11.4 Regime disciplinar. 11.5 Seguridade social do servidor: aposentadoria e pensão civil.

11.6 Processo administrativo disciplinar. 12 Improbidade administrativa. 13 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994). 14 Código de Conduta da Alta Administração Federal. 15 Lei de conflito de interesses (Lei nº 11.813/2013). 16 Lei de acesso a informações (Lei nº 12.527/2011).

Veja mais aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?