Será que existe um melhor horário para acordar de manhã? Será que podemos, simplesmente, dizer que determinado horário é adequado para todas as pessoas? Bom, só esses questionamentos já devem ter ajudado você a pensar e refletir sobre o assunto, certo?
Pois bem, é claro que existe um horário matinal mais adequado para nos sentirmos bem ao acordar. No entanto, não podemos cravar um horário único como se, simplesmente, todos os corpos tivessem o mesmo estilo de vida, disposição, saúde, etc.
Devemos sempre partir do pressuposto de que cada organismo é único e tem as suas particularidades. Por isso, ao pensar em qual o melhor horário para acordar de manhã, devemos partir de uma autoanálise. Assim, teremos maiores chances de sucesso.
Quer saber como analisar a sua rotina e pensar em um bom horário para acordar? Então leia este conteúdo até o fim!
Qual o melhor horário para acordar de manhã?
Como dito acima, não existe um único melhor horário para acordar de manhã. Cada pessoa precisa entender a sua própria rotina e afazeres, a fim de cultivar um hábito de sono que seja de qualidade e também seja eficiente.
Abaixo damos algumas dicas de como analisar qual o melhor horário para você. Acompanhe-nos.
1- É necessário dormir, no mínimo, 7 horas
Segundo pesquisas, uma pessoa adulta deve dormir, ao menos, 7 horas por noite. Esse é o tempo mínimo para que uma quantidade adequada de ciclos do sono aconteça de maneira efetiva.
Portanto, regra número um antes de decidir a hora que você quer acordar de manhã: pergunte-se que horário você pode dormir à noite. A partir dele, trace 7 horas de descanso para a sua mente e veja qual será o horário da manhã seguinte.
2- Atente-se ao seu horário de trabalho
Além de calcular a quantidade de horas de sono, lembre-se de considerar também o seu horário de trabalho. Isto é, não adianta querer dormir tarde e descansar 7 horas se isso fizer você acordar em cima da hora para trabalhar.
Essa prática não é nada agradável, por muitos motivos:
- Você pode se sentir estressado de ter de “pular da cama” rapidamente.
- Pode aparecer a sensação de cansaço por acordar abruptamente.
- Você pode se atrasar e sentir-se mal no trabalho por isso.
- Pode ter de pular a refeição matinal, causando malefícios para o corpo.
- Não terá tempo para um banho relaxante e que desperte a mente.
- Não poderá praticar exercícios físicos.
- Entre outros efeitos.
3- Estabeleça uma rotina que seja equilibrada
É interessante que ao escolher o melhor horário para acordar de manhã a sua rotina seja equilibrada. Pense no que você deseja fazer ao acordar, antes de ir ao trabalho. Exemplo:
- Ler;
- Meditar;
- Caminhar;
- Tomar banho;
- Tomar café.
Analise quanto tempo levará para cada atividade. Depois, calcule o tempo necessário para elas antes de você ir ao trabalho.
Assim, você terá uma estimativa do horário adequado para acordar e, contando 7 horas para trás, do horário que deve dormir.
4- Decida o seu melhor horário para acordar de manhã
Tomar a decisão de qual melhor horário para acordar de manhã está nas suas mãos.
Use as nossas dicas para analisar a qualidade do seu sono, sua rotina matinal e seu horário de trabalho para, apenas a partir dessas informações, decidir que horas você passará a acordar a partir de hoje. Boa sorte na sua nova rotina! 😉