Como se tornar um milionário? A resposta para essa pergunta é procurada por milhões de pessoas ao redor do Brasil e do mundo. O que a grande maioria delas ainda não sabe é que existe a possibilidade de ganhar milhões de reais vendendo apenas uma moeda antiga.
Mas calma, você não vai conseguir encontrar essa moeda específica em um trocado no comércio, por exemplo. Estamos falando da peça mais valiosa da história da numismática brasileira. Estima-se que apenas 14 exemplares existam em todo o mundo.
Mesmo por isso, há quem aposte que a moeda em questão possa ser vendida por nada menos do que R$ 4 milhões neste ano de 2024. Ao menos essa é a grande aposta dos numismáticas em seus catálogos numismáticos mais atualizados.
De que moeda estamos falando
Estamos falando da Peça da Coroação. Trata-se da moeda de ouro de 6,4 mil réis feita em comemoração à coroação do Imperador Dom Pedro I. Como dito, apenas pouco mais de uma dúzia são conhecidas no mundo
“Foi a primeira moeda do Brasil independente, mas Dom Pedro foi estampado de perfil, de busto nu e uma coroa de louros na cabeça, igual a um ditador romano, o que não cabia para o momento político da época. Por isso Dom Pedro mandou consumir com as moedas e sobraram apenas 14”, explicou o coordenador do Núcleo de Artes Visuais e Acervo do Itaú Cultural, Edson Cruz.
A evolução da história
Mesmo na época do Brasil Império, já existia uma preocupação com o material usado nas moedas que seriam usadas no comércio. De acordo com um relatório histórico do Banco Central, com o passar dos anos, os imperadores começaram a alterar o material usado na fabricação destas peças.
“Com a generalização do uso de cédulas, a cunhagem de moedas direcionou-se para a produção de valores destinados ao troco. O cobre foi sendo substituído por ligas modernas, mais duráveis, de modo a suportar a circulação do dinheiro de mão em mão. A partir de 1868, foram introduzidas moedas de bronze e, a partir de 1870, moedas de cuproníquel”, diz o Banco Central
“Após a Proclamação da República, em 1889, foi mantido o padrão Réis. As moedas de ouro e prata receberam gravação da alegoria da República no lugar da imagem do imperador. A utilização do ouro, na cunhagem de moedas de circulação, foi interrompida em 1922, devido ao alto custo do metal”, completa o BC.
O Brasil já contou com várias moedas no decorrer da sua história. Abaixo, você pode ver um resumo da nossa história monetária:
- Período colonial a 1942 – Réis;
- De 1942 a 1967 – Cruzeiro;
- De 1967 a 1970 – Cruzeiro Novo;
- De 1970 a 1986 – Cruzeiro;
- De 1986 a 1989 – Cruzado;
- De 1989 a 1990 – Cruzado Novo;
- De 1990 a 1993 – Cruzeiro;
- De 1993 a 1994 – Cruzeiro Real;
- De 1994 até os dias atuais – Real.
Posso limpar uma moeda antiga?
Não há nada que impeça um colecionador de limpar uma moeda antiga para que ela pareça mais nova, ou ao menos mais visível. Contudo, é importante lembrar que em alguns casos esta prática pode reduzir o valor da peça, já que ela poderá contar com uma camada de coloração diferente resultado das reações químicas no metal.
De todo modo, se você está ciente do risco de diminuição do valor, e mesmo assim deseja limpar a sua moeda antiga, é importante ter consigo os seguintes materiais:
- Sabão neutro;
- Vinagre de álcool;
- Bicarbonato de sódio;
- Pasta de polimento de metais;
- Água destilada;
- Toalha macia (evite usar de algodão);
- Toalha de papel;
- Palito de dente;
- Escova de dentes velha, de cerdas macias;
- Tigela de vidro;
- Estopa.
Agora, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Segure a moeda pela borda, coloque-a sob água corrente. Especialistas indicam que é melhor que a água esteja morna;
- Esfregue suavemente um pouco de sabão neutro em cada face da moeda. Para isso, use sempre as pontas dos dedos;
- Deixe a moeda de molho em uma tigela de vidro com água destilada morna por cerca de meia hora;
- Enxágue em água morna;
- Logo depois, seque com uma toalha macia.