Existe uma maneira correta de limpar os óculos de acordo com o nível de sujidade da lente. Isto é, a limpeza de uma lente muito engordurada será diferente de uma limpeza de um óculos apenas empoeirado.
Além disso, quando saímos de casa e pegamos chuva, também existe uma forma de higienizar a lente sem deixá-la toda marcada. Quer saber como fazer? Então leia nosso conteúdo.
Atente-se para cada um dos casos e veja qual a melhor opção para limpar os seus óculos:
Se você notar que a lente está muito engordurada, não tem jeito: é preciso lavar os seus óculos. Mas não é de qualquer jeito, ok? Muitas pessoas apenas usam o detergente, mas se esquecem que as mãos também são gordurosas. Por isso, atente-se para as dicas:
Se o problema for apenas poeira, utilize um pedaço de tecido de microfibra para limpar os seus óculos. Lembre-se, novamente, que sua mão precisa estar limpa. Caso contrário, poderá passar gordura para o tecido e, conforme você o movimenta sobre a lente, poderá sujar o óculos.
Veja também: 5 motivos para começar a ler mais – O quinto é o mais importante!
Se as pequenas marcas de dedo não forem intensas, isto é, não serem repletas de gordura, você pode usar apenas um lenço de papel macio para limpar.
Lembre-se de fazer uma leve pressão sobre a lente, com o lenço, fazendo movimentos circulares. Além disso, novamente, lave as mãos com sabão, antes do procedimento.
Não caia no erro de simplesmente esfregar o óculos em uma peça de roupa, isso poderá manchá-lo e, dependendo do tecido, poderá arranhá-lo.
Portanto, é preciso que você pegue um pedaço de papel higiênico ou guardanapo, por exemplo, apenas encoste-o sobre a lente. Ou seja, com seu óculos posto no rosto, cubra a lente com um pedaço de papel mais grosso, ou então, dobrado. Assim, o papel absorverá toda a água.
Em seguida, use uma das estratégias acima para tirar o restante das sujidades (com lenço de papel ou tecido de microfibra, por exemplo).
Lembre-se sempre de não utilizar materiais abrasivos para higienizar os seus óculos. Afinal, você poderá arranhá-los de maneira irreversível, causando riscos na lente que atrapalharão a sua visão.
Por isso, sempre faça um teste com a ponta do dedo: se sentir que a superfície é macia e maleável, o tecido ou papel poderá ser utilizado. Mas compare com a maleabilidade de um algodão, por exemplo, para não errar na escolha, ok?