5 motivos para começar a ler mais – O quinto é o mais importante!

Existem diversos motivos para começar a ler mais a partir de hoje, sendo que estas razões vão além da aquisição de conhecimento ou “decoreba” para uma prova da escola ou faculdade, por exemplo.

A leitura, apesar de ser muitas vezes negligenciada, é um importante exercício mental, capaz de impactar em nossa saúde de hoje e de daqui 30, 40 ou 50 anos.

Por isso, criar o hábito de ler é extremamente importante e necessário, para assim ter um cérebro mais saudável, equilibrado e, consequentemente, uma vida mais qualificada.

5 motivos para começar a ler mais

Conheça 5 motivos para começar a ler mais a partir de hoje:

1- Melhora a capacidade de memória

Enquanto estamos lendo um livro, temos que focar em todo o enredo, atentando-se para cada pista, característica de personagem, entre outros fatores.

Logo, exercitamos a nossa memória para que possamos estar a par de tudo que vem sendo dito ao longo do texto.

2- Expande o seu vocabulário e melhora a sua capacidade escrita

Quanto mais a gente lê, mais aprendemos a escrever. Isto é, observamos a forma como as frases são redigidas, nos atentamos para novas palavras e consequentemente expandimos o nosso vocabulário.

Tudo isso impacta na forma como iremos nos expressar escrevendo um texto e, até mesmo, falando com algum amigo, por exemplo.

3- Faz com que você se desconecte dos problemas, promovendo relaxamento

Ao longo de nossas rotinas, muitas vezes podemos nos deparar com problemas dos mais diversos tipos e intensidades. Estes problemas, no entanto, podem provocar um aumento no estresse e até mesmo na ansiedade que sentimos.

A partir disso, um dos motivos para começar a ler mais é justamente porque, ao “mergulhar” em uma história, você se desconecta do que pode estar acontecendo em sua volta, tendo assim, um momento de relaxamento.

4- Melhora a sua capacidade crítica e analítica

Quanto mais lemos, mais formas de enxergar nós conhecemos. Com isso, nossa capacidade crítica e analítica é capaz de melhorar, fazendo com que tenhamos uma maior capacidade de interpretação e entendimento do que acontece em nossa volta.

Desse modo, até mesmo a sua forma de formular uma opinião sobre algo será melhorada, melhorando a sua comunicação como um todo.

5- Previne doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer

Por fim, um dos maiores motivos para começar a ler mais: a leitura é capaz de previnir doenças neurodegenerativas como Alzheimer. Isso porque a leitura é capaz de estimular novas conexões neuronais, mantendo o seu cérebro sempre ativo e aprendendo algo novo.

Afinal, quando simplesmente paramos de absorver novas informações, nosso cérebro pode começar a se degenerar, a partir do momento em que esse tipo de hábito causa a morte de neurônios.

Ler também é um exercício!

Lembre-se sempre de que ler também é um exercício, tanto para a mente, quanto para o próprio cérebro físico.

Quanto mais lemos, mais possibilidades de ideias, insights e descobertas nós temos. Nosso conhecimento expande, nossa empatia aflora e nossas sinapses são trabalhadas, melhorando a memória, a concentração e o raciocínio.

Por isso, procure ler, diariamente, conteúdos que sejam de valor e que verdadeiramente agreguem em sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.