Os requisitos para ser Policial Federal fazem parte de um conjunto maior de avaliações que analisam a possível admissão de um candidato. Por isso, preencher esses critérios é de muita importância para todos os interessados em seguir a carreira.
Então, o cargo em questão é o sonho de muitos brasileiros e gera bastante competitividade quando surgem novas vagas disponíveis. E, certamente, é nesse momento, por meio do edital de publicação, que a lista de quem pode ou não concorrer é divulgada.
Primeiramente, têm-se a idade e a naturalidade como exigências de atuação. Sendo assim, um dos principais requisitos para ser Policial Federal é ter 18 anos completos ou mais no momento de assumir o posto.
Ainda, é obrigatório que a pessoa seja brasileira e comprove a sua naturalidade diante de representantes formais que possuem a função de realizar essa verificação. Aliás, todos os documentos apresentados precisam estar válidos de acordo com a lei.
Nesse cenário, um dos requisitos exige que o candidato possua uma boa conduta social, com comportamentos respeitáveis e que não infrinjam nenhuma regra moral. Com isso, não é permitido históricos de discriminação, agressão psicológica, injúria, entre outras formas de violência.
Além disso, os antecedentes criminais precisam estar em regularidade e podem ser conferidos por meio do próprio site oficial. Inclusive, é na mesma plataforma que acontece a solicitação do documento oficial que comprova a ausência de delitos pelo participante.
Diferentemente de alguns outros cargos, que necessitam apenas do nível médio de escolaridade, um dos requisitos para ser Policial Federal é portar um diploma de alguma graduação, que pode ser qualquer área ou não.
Por exemplo, para exercer a função de delegado é preciso, obrigatoriamente, possuir a formação completa do curso de Direito. Sendo assim, a área deve ser específica para que a base teórica já esteja bem sólida no início da carreira.
No entanto, outros ofícios não são tão criteriosos e qualquer graduação superior reconhecida pelo Ministério da Educação é válida e permite que o candidato seja admitido, como: engenharia química, ciências contábeis, ciências da computação, medicina, física etc.
Aqui, não há muita novidade no que diz respeito às contratações. Na maior parte das vezes, o cidadão comum precisa ter a sua situação eleitoral regularizada para conseguir acessar vários direitos, incluindo assumir uma ocupação dentro de um órgão público.
Logo, é essencial que essas informações sejam conferidas no site do Tribunal Regional Eleitoral da cidade e validadas por um documento oficial que comprove. Em casos contrários, a recomendação é fazer os acertos formais e pagar as respectivas taxas referentes ao processo.
Para mais, um dos outros requisitos para ser Policial Federal que mais tem valor é a posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque o exercício das tarefas irá demandar que o funcionário dirija de maneira recorrente diante de situações problema.
Nesse contexto, também é solicitado que o motorista esteja enquadrado na categoria B, que autoriza dirigir veículos de quatro rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e a lotação tenha um máximo de 8 ocupações, sem incluir o condutor.
A categoria A, por sua vez, é relativa ao uso de motocicletas em geral e permite a direção de veículos motorizados de duas ou três rodas. Normalmente, ambas são tiradas em conjunto pela população geral.
Ainda, para atender os requisitos para ser Policial Federal, todo participante deve se submeter a um Teste de Esforço capaz de medir seu condicionamento físico. Em geral, essa avaliação é bem estruturada e prediz as atuais condições de saúde da pessoa.
De modo separado, também se analisa o estado psicológico de cada um, a fim de confirmar ou não as aptidões necessárias. Além de aspectos da personalidade e capacidade de controle afetivo.
Por fim, todo candidato a servidor público precisa, sem exceção, ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo vigente. Aliás, incluindo a fase de avaliação das competências físicas e mentais.
No mais, toda a prova teórica, nas partes objetivas e discursivas, precisa ser finalizada e a pontuação ser suficiente entre os concorrentes para que, somente assim, os requisitos para ser Policial Federal sejam, de fato, contemplados.