Marketing digital – Novos velhos desafios
O marketing digital consiste em aplicar estratégias de marketing adaptadas para a internet, pensando nos clientes como usuários constantes de tecnologia através de computadores e dispositivos móveis.
Partindo desse princípio, o marketing digital faz uso estratégico de técnicas de comunicação para promover as marcas, assim como seus produtos, de forma significativa e personalizada para o cliente.
Por isso que o marketing digital faz uso de tantas estratégias diferenciadas, às vezes unificadas, outras vezes desassociadas.
Representar a marca
O desafio do marketing digital é representar uma marca, entregando a mensagem que corresponde a essa marca ao cliente. Todavia, essa mensagem possui um momento certo para ser entregue.
Entregar a mensagem correta
Todas as estratégias de marketing digital giram em torno dessa entrega, uma vez que a fluidez da internet não permite que as estratégias sejam deixadas para depois, assim como as ações.
Não gerar contra fluxo
É uma assimilação rápida que precisa de uma ação direcionada, pois se o marketing digital falhar no seu processo, o visitante não se converte em lead, e o lead não vira uma venda, e essa venda não efetivada pode significar um cliente que seria fidelizado, mas que não retornará.
É para que esse contra fluxo do sucesso das empresas não ocorra que o marketing digital atua em várias vertentes, prevendo o futuro do negócio e analisando o passado.
As tecnologias agregam
Todas as tecnologias agregam no marketing digital, principalmente as que trazem métricas para novas ações. Entretanto, o maior desafio do marketing digital está no próprio mundo virtual.
Gerar valor à marca
Agregar valor à marca de forma orgânica, atender as necessidades desse cliente atual que sempre muda seus desejos, atuar de forma ética sem perder os valores dos negócios ao qual faz parte e ainda, atuar estrategicamente em demandas sempre urgentes.
Não esquecer de humanizar os objetivos
Todas as situações são os desafios do marketing digital atualmente, entretanto, o maior desafio é respeitar as regras, métricas e estratégias, sem esquecer que os produtos atendem as pessoas, e são para os seres humanos que as validações robóticas precisam fazer sentido.