Você conhece os benefícios do jogo da memória? Ainda não? Pois saiba que essa atividade super simples é capaz de promover muitos efeitos positivos para a sua mente e cérebro. Veja, a seguir, como isso é possível e saiba por que você deve investir em um bom jogo da memória com os amigos.
Os benefícios do jogo da memória estão envolvidos com questões interpessoais e intrapessoais. Abaixo você compreenderá melhor esses pontos:
Quando estamos jogando o jogo da memória, tendemos a manter o foco e a concentração bem apurados para o que está acontecendo diante de nossos olhos.
A nossa ideia é manter uma concentração profunda para que possamos encontrar o par da nossa carta virada. Dessa maneira, deixamos de lado as distrações e exercitamos esse estado cerebral de “atenção plena”.
Jogar com outras pessoas pode ser muito satisfatório e prazeroso. Isso porque estaremos estimulando a nossa comunicação interpessoal, e ainda estaremos rindo e nos divertindo com os outros. Logo, nos sentimos mais à vontade e fortalecemos laços sociais com amigos e pessoas que amamos.
A sua inteligência espacial, de certo modo, também passa a ser estimulada. Afinal, você deverá recordar em qual parte da mesa determinada figura está posicionada. Isso melhora a sua visão geral do ambiente e o espaçamento entre as cartas.
Como consequência, a sua inteligência espacial começa a ser estimulada com mais afinco.
Para os estudantes, o jogo da memória promete estimular o que o seu próprio nome declara: a memória.
Até porque estaremos desenvolvendo nossa memória de trabalho, e isso é muito importante na hora em que estamos lendo, escrevendo ou aprendendo algo, uma vez que precisamos nos manter atento ao raciocínio e a linha de conhecimento explorada nesse caso.
Se a nossa memória de trabalho falhar, não conseguiremos raciocinar acerca de um texto e tampouco interpretá-lo. Consequentemente não seremos capazes de absorver um novo conhecimento, e isso impactará profundamente os nossos resultados acadêmicos.
Você sabia que o jogo da memória pode, ainda, melhorar a sua autoconfiança? Incrível, não? E sabe por que isso acontece? A gente te explica!
Basicamente, é necessário ter autoconfiança enquanto se vira uma peça e procura o seu par. Você crê que a sua memória está lhe direcionando ao caminho certo. Ou seja, você acredita que realmente sabe o que está fazendo.
Por isso, a sua autoconfiança começa a ser trabalhada. Você começa a ver que a sua capacidade de reconhecer os pares e lembrar onde eles estão é bem apurada, e isso traz autoestima durante o jogo, especialmente quando você acerta um par.
Curioso, não é mesmo? E você conhecia todos os benefícios do jogo da memória? Já pensou em jogar com os seus colegas de faculdade para estimular a mente e as interações? Conta pra gente aqui nos comentários e invista nessa atividade prazerosa e rica. 🙂