Existem alguns chás que podem ajudar a combater infecção e algumas doenças, fortalecendo o sistema imunológico e oferecendo propriedades anti-inflamatórias, por exemplo. Neste texto, apresentamos algumas opções para você conhecer!
Assim como os alimentos que consumimos possuem propriedades que proporcionam efeitos no nosso organismo, os chás também podem desencadear alguns resultados em nosso sistema imunológico. No entanto, é importante lembrarmos que os chás não devem ser consumidos em excesso e não devem substituir o tratamento prescrito pelo médico.
Outro cuidado importante diz respeito ao tipo de chá que será consumido: se você tem alguma condição de saúde específica, está grávida ou amamentando, ou consome algum medicamento controlado, lembre-se de conversar com o médico antes de beber o chá, para não sofrer com interações e efeitos colaterais, combinado?
Apesar de os chás serem naturais, seus consumos não devem acontecer de forma indiscriminada. 😉
Afinal, quais chás podem ajudar a combater infecção? Na realidade, depende do tipo de infecção que a pessoa estiver sofrendo. Em alguns casos, o chá tem como objetivo fortalecer o sistema imunológico como um todo, fazendo com que o próprio corpo trabalhe no tratamento. Em outras situações, o chá promove a melhora por meio das suas propriedades medicinais. Abaixo damos mais detalhes sobre algumas possibilidades:
O chá de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e costuma ser muito utilizado em casos de infecções respiratórias.
Para preparar o chá é bem simples:
A camomila é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes, sendo um chá utilizado nos casos de irritações e infecções na garganta. Veja como é o modo de preparo:
Se preferir, pode acrescentar mel à bebida.
A equinácea é uma planta conhecida por suas propriedades imunomoduladoras, ou seja, pode ajudar a estimular o sistema imunológico a combater infecções. Veja como você pode preparar o chá:
Pronto! Em poucos passos é possível preparar diversos tipos de chás que podem ajudar a combater infecção.
Porém, lembre-se: esses chás não substituem o tratamento médico, combinado? A eficácia dos chás no combate a infecções pode variar, além de que as instruções de um profissional da saúde podem ser mais efetivas.