A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) abre nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, o período de inscrição para o Vestibular 2024, que visa a seleção de novos alunos para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre letivo de 2024.
De acordo com o cronograma divulgado pela PUC-Campinas, as inscrições para o Vestibular 2024 serão recebidas até as 23h59 do dia 29 de outubro de 2023.
Conforme acontece tradicionalmente, as inscrições serão recebidas de forma virtual, exclusivamente por meio do site da instituição. Portanto, a partir de hoje os interessados poderão acessar a página do Vestibular e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.
No momento do cadastro, além das informações pessoais, escolares e de contato, o estudante deve indicar o curso de graduação para o qual deseja concorrer a uma vaga. Após preencher o requerimento de inscrição, o candidato deve gerar e imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. A PUC-Campinas confirmará a inscrição somente mediante o pagamento da taxa.
A classificação dos candidatos inscritos se dará a partir do desempenho por eles obtido em prova sobre os componentes curriculares do Ensino Médio. A aplicação das provas será em uma única etapa.
Conforme o cronograma publicado, a aplicação das provas está marcada para os dias 10 e 11 de novembro. Tradicionalmente, a PUC-Campinas aplica as provas em Campinas e em São Paulo (capital).
Para os candidatos ao curso de Medicina, a aplicação será no dia 10 de novembro (sexta-feira), no período das 13h às 18h (horário de Brasília). Os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo também passarão pela avaliação em 10 de novembro (sexta-feira), das 13h às 18h.
A PUC-Campinas aplicará uma prova geral para os candidatos aos Demais Cursos no dia 11 de novembro (sábado), das 13h às 17h. As avaliações contarão com questões objetivas de múltipla escolha sobre os componentes curriculares do Ensino Médio (Biologia, Química, Matemática e Raciocínio Lógico, Física, História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa).
Além disso, a universidade aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa. Tradicionalmente, a prova de redação solicita a escrita de um texto do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema da atualidade. Os candidatos devem demonstrar ter domínio da norma padrão da língua e conhecimento sobre a estrutura textual e tema propostos.
A composição das provas para os candidatos aos cursos de Medicina e de Arquitetura e Urbanismo varia de acordo com a área. Portanto, as avaliações serão diferentes da prova geral.
Através do Vestibular 2024, a PUC-Campinas vai ofertar cerca de 2 mil vagas para diversos cursos de graduação, ministrados de forma presencial, nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
A universidade conta com a oferta dos seguintes cursos: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Direito; Educação Física; Enfermagem; Sistemas de Informação; Engenharia Civil; Turismo; Engenharia de Produção; Farmácia; Relações Públicas; Filosofia; Geografia; História; Jornalismo; Letras; Matemática; Nutrição; Relações Internacionais; Odontologia; Psicologia; e Química.
Além do Vestibular tradicional, com a aplicação de provas, a PUC-Campinas conta com outras modalidades de ingresso nos seus cursos de graduação. Desse modo, os candidatos podem concorrer às vagas usando as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A PUC-Campinas também adere ao programa do MEC para financiamento estudantil: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Nesse caso, a classificação também usa as notas do Enem, sendo válidas as edições realizadas a partir de 2010, e considera critérios de renda.
Acesse o site da PUC Campinas para mais informações.
Leia também UECE abre nesta segunda-feira (7) o período para pedidos de isenção da taxa referente ao Vestibular 2024; saiba mais.