Para quem está no processo para conseguir sua primeira Carteira Nacional de Trânsito (CNH), dois acontecimentos foram muito marcantes: a pandemia da Covid-19 e a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 12 de abril deste ano, por meio da Lei 14.071/20.
A pandemia deixou o país em estado de emergência sanitária, e a partir dela, a dinâmica das aulas teóricas foram alteradas. A capacitação teórica para formação de condutores passou a acontecer na modalidade de ensino remoto, com reconhecimento biométrico.
O curso teórico para primeira habilitação tem 45hs/aula. Dessas, 18hs são de legislação de trânsito, que contempla o conteúdo que sofreu alterações. Aqui pairou uma grande dificuldade da parte dos alunos, em assimilar e compreender através de seus instrutores um conteúdo tão recente.
Novas questões foram adicionadas ao banco de dados do exame teórico para a primeira habilitação e aos simulados eletrônicos de todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do País.
O banco de dados recebeu 183 novas questões, outras 162 foram retiradas e 58 quesitos sofreram ajustes. Atualmente, o banco soma cerca de 2 mil questões para as provas teóricas. Já o simulado eletrônico recebeu 20 novas questões e 57 sofreram atualizações.
Na data da prova, o candidato deve levar seu RG e comprovante de agendamento. O tempo máximo da prova é 50 minutos, e o candidato deve acertar no mínimo 21 questões, do total de 30.
No exame, são testados conhecimentos em legislação de trânsito, normas de circulação e conduta, infrações, penalidades, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito.
O resultado pode ser acessado logo após a avaliação nos autoatendimentos, ou então através do site do Detran.
Caso reprovado, a pessoa pode prestar um novo exame após 15 dias da divulgação do resultado. Acessando o site do Detran, ou indo até o CFC (Centro de Formação de Condutores) em que realizou as aulas teóricas, o candidato faz um novo pagamento da taxa e pode agendar a próxima prova.
Entrou em vigor no início de setembro de 2021 a Res.783/20, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que referenda a Deliberação 189/20 e permite a realização das aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto durante a pandemia causada pela Covid-19.
O coordenador de educação e saúde para o trânsito no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Everaldo Valenga, afirmou que o órgão estuda a possibilidade das aulas remotas se tornarem permanentes.
“Nós temos mantido o diálogo com os CFCs. Se deu certo, por que acabar? As aulas remotas permitiram uma flexibilidade que não se pensava antes. Os custos diminuíram”, disse Valenga.
Conforme a norma, os CFCs ficam autorizados a realizar as aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto, desde que o candidato manifeste interesse e concorde.
O conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas teóricas devem obedecer aos mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais.
Nem todos os estados estão aplicando já esta regra. No Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, só houve liberação de aulas teóricas presenciais.
Para conquistar a CNH, não tem jeito: precisa ser aprovado no exame teórico. E se você ouviu por aí que não deve se preocupar, pois a prova é muito fácil, saiba que isso não é verdade. As estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados nesta etapa.
Por isso, é importante se preparar bem e focar a força de estudos nos aspectos mais importantes. Veja as matérias e os principais conceitos que caem em provas teóricas do Detran.
Para iniciar o processo de habilitação o candidato precisa preencher quatro pré-requisitos:
Não confunda: Ser penalmente imputável e ser maior de 18 anos são duas coisas diferentes.
A maior parte das questões de Cidadania e Meio Ambiente que caem na prova são baseadas em princípios da sociologia e proteção ambiental. É preciso compreender estas duas forças:
As normas de circulação e conduta são regras fundamentais que não estão expressas em sinalização. Sendo assim, envolvem o comportamento do condutor aplicado em seu dia a dia.
São exemplos de proibições de conduta aos usuários das vias:
Além disso, os condutores também têm como deveres:
Aqui, são cobrados aspectos básicos sobre o funcionamento de veículos automotores. Isso inclui a manutenção preventiva do veículo, visando à segurança do trânsito e de seus usuários, uma vez que falhas mecânicas podem causar acidentes.
É necessário que o candidato saiba qual é o atendimento inicial e temporário, até a chegada de um socorro profissional.
Uma boa dica é ler a Resolução nº 168 de 2004 do CONTRAN, aonde se estabelece as normas e procedimentos para a formação de condutores em primeiros socorros.
O manual do DENATRAN apresenta a seguinte definição de Direção Defensiva:
“É a forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com seu veículo e com os outros usuários da via”.
Neste ponto, é importante saber diferenciar infração, penalidade e medida administrativa. No novo CTB aconteceram algumas mudanças relevantes, que você pode ler aqui.
Aqui entram as famosas placas. Elas informam aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais.
Uma boa dica é aprender a categoria de cada uma delas pelo seu desenho e cor, o que dá uma boa ajuda na memória.