Semana começa com BRILHANTE NOTÍCIA para os beneficiários do INSS
A previsão é de que as mudanças entrem em vigor ainda este mês
A prova de vida é um procedimento que deve ser realizado por todas as pessoas que recebem algum benefício da previdência social. Através dela, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) consegue identificar se o beneficiário realmente está vivo e, assim, evitar fraudes e irregularidades, garantindo a continuidade do benefício.
No entanto, este ano, aconteceram mudanças na forma como o procedimento será realizado. A previsão é de que as mudanças entrem em vigor ainda este mês. A seguir, confira todas as informações sobre o assunto e fique por dentro de tudo!
Prova de vida do INSS agora será automática
As regras antigas para realizar a prova de vida do INSS previam que o beneficiário deveria se dirigir pessoalmente em uma das agências da previdência para fazer a comprovação. No entanto, muitos beneficiários encontravam dificuldades, principalmente por terem a locomoção limitada por diversos fatores.
Por isso, a nova regra prevê mais agilidade e facilidade no procedimento, tornando-o muito menos burocrático. Isso porque o Ministério da Previdência Social já informou que a realização se dará de forma automática, por meio de cruzamento de dados já presentes em vários órgãos públicos.
A implantação das novas regras aguarda apenas o ajuste dos últimos detalhes sobre o procedimento.
“[O Ministério] estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada. A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático”, informou o Ministério da Previdência Social.
Como será realizada a prova de vida automática?
A nova proposta prevê que haja o cruzamento de dados com informações do governo, a fim de confirmar a vida do beneficiário. Poderão ser utilizadas a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
Assim sendo, ao realizar algum procedimento em um dos órgãos governamentais, o cruzamento dos dados se dará de forma automática para a manutenção do seu benefício. A seguir, confira quais são as ações que podem ser utilizadas para prova de vida do INSS:
- Acessar o app Meu INSS com selo ouro;
- Ao realizar Empréstimo consignado ou ser atendimento em uma das agências do INSS, com reconhecimento biométrico;
- Se você realizar perícia médica, seja no sistema público ou convênio;
- Ao seu vacinar;
- Cadastro ou atualização cadastral no CadÚnico.
- Votação;
- Ao emitir ou renovar um documento pessoal de identificação;
- Quando você recebe o seu benefício com reconhecimento biométrico;
- Ao fazer a sua declaração do imposto de renda.
Como consultar meu benefício do INSS?
Você pode consultar o seu benefício do INSS de forma simples diretamente do seu celular. O procedimento é fácil e livre de burocracia.
Para isso, você precisará apenas do seu celular com acesso a internet. Confira o passo a passo:
- Em primeiro lugar, baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular;
- Depois, faça login utilizando o seu CPF e a senha do GOV.BR. Mas caso ainda não possua senha, o app irá te redirecionar para se cadastrar;
- No seu primeiro acesso, você deverá autorizar a utilização dos seus dados pessoais, clicando em confirmar;
- Ao abrir a tela inicial do aplicativo, será possível observar todas as informações sobre o seu benefício previdenciário.
Além disso, você também pode realizar este procedimento via web, no site oficial do Meu Inss.