Semana começa com BRILHANTE NOTÍCIA para os beneficiários do INSS - Notícias Concursos

Semana começa com BRILHANTE NOTÍCIA para os beneficiários do INSS

A previsão é de que as mudanças entrem em vigor ainda este mês

A prova de vida é um procedimento que deve ser realizado por todas as pessoas que recebem algum benefício da previdência social. Através dela, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) consegue identificar se o beneficiário realmente está vivo e, assim, evitar fraudes e irregularidades, garantindo a continuidade do benefício.

No entanto, este ano, aconteceram mudanças na forma como o procedimento será realizado. A previsão é de que as mudanças entrem em vigor ainda este mês. A seguir, confira todas as informações sobre o assunto e fique por dentro de tudo!

Prova de vida do INSS agora será automática

As regras antigas para realizar a prova de vida do INSS previam que o beneficiário deveria se dirigir pessoalmente em uma das agências da previdência para fazer a comprovação. No entanto, muitos beneficiários encontravam dificuldades, principalmente por terem a locomoção limitada por diversos fatores.

Por isso, a nova regra prevê mais agilidade e facilidade no procedimento, tornando-o muito menos burocrático. Isso porque o Ministério da Previdência Social já informou que a realização se dará de forma automática, por meio de cruzamento de dados já presentes em vários órgãos públicos.

A implantação das novas regras aguarda apenas o ajuste dos últimos detalhes sobre o procedimento.

“[O Ministério] estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada. A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático”, informou o Ministério da Previdência Social.

Como será realizada a prova de vida automática?

A nova proposta prevê que haja o cruzamento de dados com informações do governo, a fim de confirmar a vida do beneficiário. Poderão ser utilizadas a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Assim sendo, ao realizar algum procedimento em um dos órgãos governamentais, o cruzamento dos dados se dará de forma automática para a manutenção do seu benefício. A seguir, confira quais são as ações que podem ser utilizadas para prova de vida do INSS:

  • Acessar o app Meu INSS com selo ouro;
  • Ao realizar Empréstimo consignado ou ser atendimento em uma das agências do INSS, com reconhecimento biométrico;
  • Se você realizar perícia médica, seja no sistema público ou convênio;
  • Ao seu vacinar;
  • Cadastro ou atualização cadastral no CadÚnico.
  • Votação;
  • Ao emitir ou renovar um documento pessoal de identificação;
  • Quando você recebe o seu benefício com reconhecimento biométrico;
  • Ao fazer a sua declaração do imposto de renda.

Como consultar meu benefício do INSS?

Você pode consultar o seu benefício do INSS de forma simples diretamente do seu celular. O procedimento é fácil e livre de burocracia.

Para isso, você precisará apenas do seu celular com acesso a internet. Confira o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular;
  2. Depois, faça login utilizando o seu CPF e a senha do GOV.BR. Mas caso ainda não possua senha, o app irá te redirecionar para se cadastrar;
  3. No seu primeiro acesso, você deverá autorizar a utilização dos seus dados pessoais, clicando em confirmar;
  4. Ao abrir a tela inicial do aplicativo, será possível observar todas as informações sobre o seu benefício previdenciário.

Além disso, você também pode realizar este procedimento via web, no site oficial do Meu Inss.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?