Sabe aquele aluno que fez o Enem, se candidatou para o Prouni e não foi pré-selecionado para nenhuma das duas chamadas? As esperanças de ingressar no ensino superior ainda não acabaram. O Governo abriu um processo de inscrição para a lista de espera. Mas, o alerta para os estudantes é que é preciso se apressar porque as inscrições acabam já nesta quinta-feira (6).
O período disponibilizado para inscrição é curto. O Governo Federal abriu os procedimentos ainda na quarta-feira (5) e está fechando o prazo hoje. O resultado da seleção para esta lista de espera deve sair dentro de mais alguns dias, entre 10 e 19 de abril. Quem for selecionado, precisará comparecer com urgência na instituição de ensino para a qual foi selecionado.
Neste sentido, uma dica importante para quem está inscrito no sistema de lista de espera é manter toda a sua documentação organizada. Afinal de contas, o prazo para a entrega dos documentos também vai terminar no dia 19 de abril. Esta é uma dica importante sobretudo para as pessoas que moram em cidades distantes da instituição de ensino desejada.
Em resumo:
Segundo as informações do Ministério da Educação (MEC), as pessoas interessadas em entrar na lista de espera do Prouni podem manifestar este interesse na página oficial do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para saber se foi selecionado para uma bolsa, basta acompanhar a sua situação no site do Prouni. Uma outra opção é acessar o site da instituição de ensino para qual o indivíduo está concorrendo. Algumas universidades costumam divulgar os resultados.
De acordo com o Ministério da Educação, para participar da lista de espera, as regras são diferentes para aqueles que pretendem se candidatar para a primeira e para a segunda opção.
Veja:
Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção, o candidato:
Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção, o candidato:
O Programa Universidade para Todos (Prouni), tem o objetivo de facilitar o ingresso de pessoas de baixa renda para cursos em instituições de ensino particulares. As bolsas são concedidas para cidadãos que naturalmente não podem pagar pela mensalidade destes cursos.
As bolsas variam entre 50% e 100%, e só podem ser ofertadas para os alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiraram uma nota superior a 450 pontos.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com a diretoria da sua escola de ensino médio, ou mesmo diretamente com o Ministério da Educação.