Após alteração no cronograma de seleção, o Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira (8) a 2ª chamada da primeira edição do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021. Desse modo, os inscritos devem conferir os selecionados por meio da portal do ProUni. Clique aqui para acessar.
De acordo com o cronograma estabelecido no edital, os candidatos selecionados devem comprovar as informações dadas no ato de inscrição. Assim, os selecionados terão do dia 8 ao dia 24 de fevereiro para apresentação da documentação.
Para isso, é preciso procurar a instituição de ensino para a qual o estudante se inscreveu. Os horários e locais para o procedimento são determinados pela instituição de ensino superior na qual o candidato fará a matrícula. A vaga só está garantida mediante a entrega dos documentos e da aprovação da instituição.
Os candidatos que não foram selecionados na 1ª ou 2ª chamadas podem manifestar interesse em continuar na seletiva por meio da Lista de Espera. Nesse sentido, o candidato deve manifestar o interesse entre os dias 1º e 2 de março. Conforme o cronograma do Prouni 2021, a 3ª lista desta edição deve ficar disponível em 5 de março.
Ao todo, a oferta da primeira edição do ProUni 2021 é de162.022 bolsas de estudos, sendo 75.855 integrais e 85.167 parciais.
Sobre o Prouni
De acordo com o MEC, o Prouni é um programa voltado para facilitar a entrada de jovens no ensino superior para a aquisição do primeiro diploma. Desse modo, o programa oferta bolsas parciais e bolsas integrais.
As bolsas integrais são para o público que tem baixa renda familiar ou que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Assim, no caso das bolsas integrais, é de responsabilidade do governo arcar com toda a mensalidade do curso até a conclusão. As bolsas parciais, por sua vez, são para candidatos que possuam renda familiar bruta entre 2 e 3 salários mínimos. O aluno é responsável por pagar metade da mensalidade e o governo federal é responsável pela outra parte.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia sobre MEC abre 93 mil vagas para o Fies em 2021.