Proteja o Trabalho: Governo Lança Campanha Contra Trabalho Escravo - Notícias Concursos

Proteja o Trabalho: Governo Lança Campanha Contra Trabalho Escravo

“Proteja o Trabalho” é a campanha do governo contra o trabalho escravo

O Governo lançou uma campanha contra o trabalho escravo, a campanha intitulada “Proteja o Trabalho”. Sendo assim, essa campanha visa alertar o trabalhador, orientando-o sobre o que é a situação do trabalho escravo.

Bem como, facilita as denúncias através de um site exclusivo para isso, o https://ipe.sit.trabalho.gov.br/#!/admin/denuncias/novo.

Essa campanha é composta por uma cartilha que explica ao trabalhador o que é um trabalho escravo, como o nome de “Será que estou sendo vítima de trabalho escravo?”, com muitas informações sobre trabalho escravo contemporâneo. Sendo assim, é uma forma de permitir que o trabalhador entenda seus direitos básicos.

Acesso facilitado para imigrantes e refugiados 

  O Ministério da Economia, por meio da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (Seprt), lançou esse programa em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Por isso, o site foi desenvolvido em 5 idiomas, para que as informações sejam repassadas para migrantes e refugiados. Dessa forma, todos podem se informar  sobre as medidas adotadas nas relações de trabalho e emprego. Sendo assim, é possível realizar a consulta do conteúdo nos idiomas espanhol, inglês, francês, árabe e creole.

Cartilha orientadora 

A cartilha é composta por três por três versões, sendo as seguintes:

  • Versão 1 – Principal: cartilha com texto base, incluindo aspectos já encontrados na cadeia produtiva da indústria têxtil.
  • Versão 2: inclui aspectos e imagens encontrados em atividades rurais. Já a versão 3 inclui aspectos e imagens encontrados na construção civil.
  • Clique nos respectivos links para acessar as informações de cada opção.

Ao optar cadastrar uma denúncia, o denunciante se depara com a seguinte informação: 

Formulário de denúncias 

Todas as informações fornecidas no formulário são sigilosas e serão encaminhadas ao Ministério da Economia. Os dados do denunciante permanecerão em sigilo e não serão divulgados em nenhum lugar. Ao fiscalizar a denúncia não será divulgado ao empregador ou a qualquer outra pessoa quem foi o denunciante, nem mesmo a existência de denúncia e tampouco seu conteúdo. Serão 9 (nove) etapas com perguntas. 

Ainda a mensagem orienta que caso o formulário esteja sendo preenchido na presença do denunciante, faça todas as perguntas do formulário e peça que ele responda de forma completa. Quanto mais detalhes, maior a chance de ser realizada a fiscalização. Explique ao denunciante que ele não deve ter receio e que este é um canal em que ele pode confiar. O preenchimento é simples, basta clicar nos botões para escolher sua resposta. São poucos os campos para escrever.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?