O termo “pronomes relativos” é usado para definir um grupo específico de pronomes que faz referência a um termo anterior já mencionado.
Os pronomes relativos aparecem com frequência em questões de português dentro das principais provas do país, como os vestibulares, os concursos públicos e o ENEM. Ainda, você precisa saber usar os pronomes relativos para escrever uma boa redação.
Dessa forma, para que você consiga se preparar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os pronomes relativos. Confira!
Os pronomes relativos possuem a função de criar uma relação com um termo anteriormente mencionado em uma determinada frase. Esse tipo de pronome possui a função de substituir um elemento da frase para evitar a repetição do mesmo.
Assim, é justamente por esse motivo que podemos dizer que os pronomes relativos funcionam também como conectivos, uma fez que exercem a função de ligar duas frases.
Existem dois tipos de pronomes relativos: os variáveis e os invariáveis.
Os pronomes relativos variáveis sofrem variação de gênero e número. São eles: o qual, a qual, as quais, os quais, quanto, quanta, quantos, quantas, cujo, cujas, cujos e cuja.
Os pronomes relativos invariáveis, por sua vez, são aqueles que não sofrem nenhum tipo de flexão. São eles: que, onde e que.
Os pronomes relativos podem ser usados para criar uma referência à coisas, sendo acompanhados, nesse caso, por uma preposição.
Vamos conferir um exemplo:
Os pronomes relativos podem ser usados também de forma exclusiva par a criar referências à pessoas. Vamos conferir um exemplo:
Observe o uso da preposição nesse caso também.
Por fim, podemos dizer também que o pronome relativo pode ser usado para retomar um termo e, ao mesmo tempo, criar uma relação de posse entre os dois termos.
Vamos conferir, a seguir, um exemplo: