O termo “pronomes pessoais” é utilizado em referência a um tipo de pronome que possui como função indicar as pessoas do discurso.
O assunto é abordado com muita frequência pelas principais provas do país, com um destaque para a prova do ENEM, os vestibulares e os concursos públicos.
Dessa maneira, para que você se prepare da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tópico.
Como mencionado, os pronomes pessoais são um tipo de pronome que possui como função indicar as pessoas que fazem parte de um determinado discurso.
Essas pessoas podem ser agrupadas em 3 categorias diferentes:
Devemos ter em mente que os pronomes pessoais podem variar em gênero, ou seja, podem ser masculinos ou femininos.
Ainda, como você já pode ter percebido, eles variam também em singular e plural, de acordo com a pessoa do discurso naquele momento.
Os pronomes pessoais podem ser divididos em duas categorias de acordo com a função que eles exercem em determinada frase. São elas: do caso reto e do caso oblíquo.
Os pronomes do caso reto são aqueles que exercem a função de sujeito ou de predicativo do sujeito em uma determinada frase.
Ainda, devemos ter em mente que esse tipo de pronome pessoal pode ser flexionado em gênero, número e em pessoa.
Vamos conferir, a seguir, quais são os pronomes do caso reto:
Os pronomes pessoais do caso oblíquo são aqueles que funcionam como complemento verbal ou complemento nominal dentro de uma determinada frase.
Vamos conferir, a seguir, quais são esses pronomes: