Estão abertas as inscrições para o processo seletivo, com 106 vagas disponíveis, da segunda turma do Projeto Letramento Digital – Etapa CLATP (Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante), uma capacitação gratuita, destinada aos Professores da rede pública, Estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de TIC, que residem, estudam ou trabalham na cidade de Londrina (PR), de acordo com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Projeto Letramento Digital: capacitação para professores da rede pública
A capacitação tem uma carga horária mínima de 173 horas, sendo possível, àqueles que tenham interesse também, a realização de disciplinas opcionais, com até 67 horas.
De acordo com a divulgação oficial, as aulas serão majoritariamente online (ao vivo), com três encontros presenciais, além de atividades assíncronas, onde serão abordados temas como: Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas e Robótica e Prototipagem.
Módulos
Para percorrer a trilha, os alunos iniciarão com o módulo Essencial, obrigatório a todos os selecionados, tendo por objetivo capacitá-los a promover a multiplicação do conhecimento aos alunos do Ensino Fundamental I, com o intuito de atuarem como agentes multiplicadores do conhecimento, destaca a divulgação oficial.
A consolidação do seu aprendizado e disseminação se dará juntamente com a equipe da Facti na segunda etapa, denominada SQED – Soluções em Qualificação e Especialização Digital, direcionada à capacitação de até 2 mil estudantes do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) das Escolas Municipais públicas de Londrina, proporcionando aos jovens a oportunidade de se desenvolver por meio de uma metodologia inspiradora e tecnológica, que os ajudará a continuarem seguindo pelas carreiras de TIC no futuro. Mais informações a respeito serão divulgadas oportunamente.
Perfil
Após a conclusão do módulo Essencial, o aluno seguirá com a capacitação de acordo com o seu perfil: módulo Educação 4.0, direcionado à qualificação dos Professores ou Indústria 4.0, direcionado aos alunos de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de TIC, ambos previstos para o início de 2023, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Ao final da trilha completa, o aluno receberá um certificado mediante o cumprimento dos requisitos estabelecidos, discriminando os cursos nos quais participou (obrigatórios ou opcionais) e registrando a sua capacitação como Educador 4.0 ou Profissional 4.0.
Inscrição
A inscrição para o processo seletivo deve ser feita no site letramentodigital.org.br. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que a divulgação dos resultados do processo seletivo ocorrerá dia 04/11/2022, em londrina.qualifacti.com.br.
O Projeto “Letramento Digital” tem como propósito realizar gratuitamente a capacitação profissional por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado atual e de tendências tecnológicas para o futuro, indo ao encontro das expectativas da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2016-2022”.
Facti
É executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma área da Companhia com negócios dedicados à educação. A realização do projeto se dará no âmbito do Programa MCTI Futuro e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex.
A Facti é uma fundação de direito privado criada em 1998 e sediada em Campinas – SP. A sua atuação é pautada na missão organizacional de prover Tecnologia com Credibilidade através do desenvolvimento de soluções tecnológicas e capacitação em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, entregando de maneira personalizada a melhor experiência deste conceito para os seus clientes, parceiros e alunos, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).