PROGRAME-SE: Veja lista de benefícios que serão pagos no Caixa Tem neste mês de setembro
Governo federal deve seguir neste mês de setembro com os pagamentos de mais uma rodada de vários benefícios no Caixa Tem
Esta segunda-feira (2) é oficialmente o primeiro dia útil do mês de setembro. Nas próximas semanas o governo federal deverá realizar uma série de pagamentos de programas sociais para milhões de brasileiros através do sistema do aplicativo Caixa tem.
Esse app é gratuito e já está disponível para download em celulares Android e iOS. Qualquer pessoa pode utilizá-lo a qualquer momento. Entretanto, é importante lembrar que cada benefício pago pelo governo federal possui regras específicas que precisam ser seguidas pelos seus usuários.
Para ajudar no seu processo de programação, listamos abaixo todos os benefícios que serão pagos pelo governo federal dentro do sistema do Caixa Tem para esse mês de setembro. As informações foram disponibilizadas pelo próprio poder executivo.
Os pagamentos do Caixa Tem em setembro
Bolsa Família
O maior programa de transferência de renda do país, por exemplo, terá pagamentos regulares nesse mês de setembro. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, algo em torno de 20 milhões de pessoas estarão aptas ao recebimento pelas próximas semanas.
Para ter direito ao Bolsa Família em setembro, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Além disso, ele precisa ter uma renda per capita de até R$ 218.
Assim como aconteceu nos meses anteriores, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o Bolsa Família em sua conta. Abaixo, você pode conferir o calendário atualizado de pagamentos desse benefício para esse mês de setembro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na terça-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na quarta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quinta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na sexta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na segunda-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na terça-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na quarta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quinta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na sexta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na segunda-feira (30).
Pé-de-meia
Outro programa que também será pago pelo governo federal nesse mês de setembro é o Pé-de-meia. Esse é o benefício que realiza liberações mensais para estudantes do ensino médio que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Em contrapartida, eles não podem desistir de estudar.
Assim como o Bolsa Família, o Pé-de-meia também tem algumas condicionantes. O aluno precisa ter CPF, estar matriculado até abril de 2024 em uma escola pública cursando o ensino médio, além de fazer parte de uma família cadastrada no Cadúnico do governo federal.
Nesse mês de setembro, no entanto, os estudantes terão que esperar um pouquinho mais para receber o benefício em suas contas. De acordo com as informações do Ministério da Educação, o saldo só será liberado a partir do próximo dia 30, ou seja, o último dia do mês.
O Pé-de-meia faz liberações de R$ 200 por mês. Nesse caso, o saldo também é depositado de maneira automática na conta do Caixa Tem de cada estudante. Os alunos que são menores de idade precisam da autorização dos pais para movimentar esse saldo. Essa autorização pode ser aplicada através do próprio aplicativo.
E o Auxílio-gás nacional?
Um dos maiores programas de transferência de renda do país, o Auxílio-gás nacional não deve realizar liberações nesse mês de setembro. Isso acontece porque estamos falando de um projeto de caráter bimestral, ou seja, ele é liberado sempre a cada dois meses.
Como a última liberação do Auxílio-gás nacional foi feita em agosto, a próxima não deve ocorrer em setembro, mas apenas em outubro. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social estima que neste momento mais de 5 milhões de brasileiros recebem o saldo a cada dois meses.