Programa Tarifa Social concede descontos de até 65% na conta de energia - Notícias Concursos

Programa Tarifa Social concede descontos de até 65% na conta de energia

O benefício é automático

Famílias brasileiras podem ter acesso a um desconto de até 65% no valor da conta de energia elétrica por meio do programa Tarifa Social, criado pelo Governo Federal.  O valor do desconto mensal depende do consumo no período determinado.

Atenção: Quanto menor for o consumo, maior será a redução do valor, pois, a ideia é incentivar a economia de energia elétrica no país.

Os descontos variam entre 10% e 65%.

Como qualquer outro benefício do governo, para ter acesso ao Tarifa Social, é necessário estar cadastrado e com os dados atualizados no portal do Cadastro Único (CadÚnico). No caso deste programa em específico, quem está inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC), também poderá obter o desconto.

Tarifa Social é uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e atende cerca de 23 milhões de famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza.

Trata-se de um programa de ajuda as pessoas em situação de vulnerabilidade e não de uma concessão das concessionárias de energia elétrica. Desse modo, o poder público ressarce o valor dos descontos à companhia.

Quem tem direito a tarifa social

  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebem o BPC;
  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.636), com pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, e por esse motivo, necessitem de tratamentos que demandem consumo de energia elétrica.

Como calcular a renda

O cálculo do rendimento per capita da família é feito da seguinte forma: soma-se o ganho total da família e depois é só dividir o valor obtido pelo número de integrantes. O número alcançado é a renda per capita.

Descontos

  • Até 30KW/h: desconto de 65%;
  • De 31 a 100KW/h: desconto de 40%;
  • De 101 a 2020KW/h: desconto de 10%.

No caso de famílias indígenas e/ou quilombolas inscritas no Cadastro Único, o desconto é de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês.

Desde o ano passado, o acesso ao benefício passou a ser de forma automática para quem tem cadastro atualizado no CadÚnico ou recebe o BPC.

O benefício é automático

O Governo Federal justificou a automaticidade do benefício. O entendimento é de que os beneficiários não poderão ser devidamente informados da forma correta de acesso ao benefício ou não poderiam apresentar a documentação exigida para comprovação.

É importante destacar que para ter direito ao benefício, a fatura de energia elétrica deve estar na titularidade do representante familiar inscrito no CadÚnico. Deste modo, quem mora de aluguel e não passou a conta para seu próprio nome, por exemplo, fica impedido de receber os descontos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?