Segundo o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o programa “Voa Brasil” contará com a participação das empresas aéreas Latam, Gol e Azul, que estarão envolvidas na oferta das passagens aéreas com valor fixo de R$ 200. O referido ministro deu mais informações sobre o programa durante uma palestra da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O objetivo do programa é tornar as viagens aéreas mais acessíveis para a população, incentivando o turismo nacional e impulsionando o setor da aviação civil. Com a oferta de 1,5 milhão de passagens por mês a um preço reduzido, espera-se que mais pessoas possam desfrutar dos benefícios de voar dentro do país.
A previsão é de que o programa seja lançado em agosto e, gradualmente, alcance sua capacidade máxima em um ano. Com a adesão das principais companhias aéreas do país, espera-se uma maior disponibilidade de voos a preços acessíveis, possibilitando que mais pessoas possam viajar de avião dentro do Brasil.
O programa “Voa Brasil” visa promover a democratização do transporte aéreo, tornando as passagens mais acessíveis e impulsionando o turismo interno. Essa iniciativa representa um avanço significativo para o setor da aviação civil brasileira, que busca ampliar sua capacidade de atendimento e oferecer opções de voos mais acessíveis para os cidadãos.
Mais informações sobre o Voa Brasil
Segundo informações disponibilizadas por Márcio França, o programa terá algumas restrições, permitindo apenas quatro passagens por pessoa, por ano, sendo cada bilhete válido para um único trecho.
Além disso, empresas aéreas sugeriram que passagens de até R$ 200 estarão disponíveis durante os “períodos de ociosidade”, como março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro.
O Ministro ainda esclareceu que o programa não receberá investimento público e beneficiará principalmente pessoas que não costumam viajar de avião. Para ter acesso às passagens aéreas com um preço mais acessível os indivíduos não devem ter realizado nenhum voo nos últimos 12 meses.
“Nós vamos começar com aposentados, pensionistas, eventualmente servidores públicos também. (…) O objetivo é trazer as pessoas que não voaram”, disse.
Programa deve disponibilizar milhares de passagens aéreas
O acesso dos brasileiros a voos no Brasil tem passado por importantes transformações ao longo dos anos, buscando proporcionar maior inclusão e oportunidades para todos os cidadãos do país.
Com um território vasto e diversificado, é fundamental que o transporte aéreo esteja disponível de forma acessível e abrangente, permitindo que as pessoas possam se deslocar com facilidade e segurança por todo o território nacional.
Nos últimos meses, tem havido um esforço por parte das companhias aéreas e do governo em ampliar a oferta de voos e reduzir as tarifas, tornando as passagens aéreas mais acessíveis para a população em geral.
Nessa perspectiva surgiu o programa “Voa Brasil“, com o instituto de atender pessoas que não tem o costume de viajar de avião por conta do valor das passagens. A expectativa é de que o programa “Voa Brasil” seja lançado em breve, proporcionando um grande impacto no setor de aviação civil.
Com a disponibilidade de passagens mais baratas, espera-se que um número maior de pessoas possa desfrutar das vantagens de viajar de avião, seja para fins de lazer, negócios ou visitas familiares.