A organização não governamental Junior Achievement desenvolve em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro um projeto para combater a evasão escolar nas unidades de ensino do estado. Intitulado Trilha Empreendedora, o programa ajudou a combater a evasão em 80 escolas públicas do Rio no ano passado.
Ao todo, 6.448 jovens do ensino médio foram contemplados pelo programa e, desse modo, puderam desenvolverem suas habilidades e competências socioemocionais através da metodologia “aprender fazendo”.
Em 2021, 22 empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) patrocinaram o projeto, além da Fundação Casas Bahia e da Michelin.
O projeto existe desde 2017, quando aconteceu sua versão piloto em 12 escolas da rede estadual. De acordo com a coordenadora do Trilha Empreendedora, Maria Clara Wasserman, o programa quer alcançar 90 escolas neste ano.
Ao todo, a rede estadual do Rio de Janeiro conta com 1.230 unidades de ensino. “Nossa expectativa é que todas as escolas do estado de ensino médio tenham esse programa”, afirmou a coordenadora.
O programa conta com três eixos que são desenvolvidos ao longo das três séries do ensino médio. “A gente monta uma trilha para cada série do ensino médio que seja voltada para o aluno ter uma base de autoconhecimento, expectativa de carreira, de projeto de vida, visando ampliar um pouco o horizonte”, explica Maria Clara.
Desse modo, no primeiro ano, o programa apresenta aos alunos as vantagens e permanecer na escola até o fim do ciclo formativo. No segundo ano, os alunos aprendem sobre o mercado de trabalho e, por fim, no último ano, os estudantes fazem um curso de gestão de projetos.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também 18 estados e Distrito Federal iniciam ano letivo de 2022 com aulas presenciais; saiba mais.