Uma pesquisa realizada pela MarketCross, agência global de Relações Públicas, detectou um alto uso de Inteligência Artificial (IA) entre profissionais de Comunicação e Marketing: 80% dos pesquisados já utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial em seu trabalho. Isso reflete em outro dado mais preocupante para eles: 55% acreditam que podem perder o emprego para uma IA.
A consulta sobre o uso da Inteligência Artificial no mundo da Comunicação e Marketing foi realizada durante o mês de agosto em diversos países do continente, abrangendo Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, México e Peru, além do Reino Unido, e teve como objetivo saber como esta nova tecnologia está sendo implementada e quais são as projeções dos profissionais da área em relação ao seu desenvolvimento.
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As opiniões sobre se a IA substituirá profissionais na indústria de comunicação e marketing estão divididas: 55% dizem que é possível, principalmente os cargos relacionados à criação de conteúdo, análise de tendências e design gráfico. No outro grupo, acreditam que esta tecnologia apenas redefinirá funções, deixando o automatizável para a IA.
Segundo os profissionais entrevistados, o maior potencial da inteligência artificial na área do marketing e comunicação no presente e no futuro próximo é dado pela economia de tempo nas tarefas operacionais. Ela aumenta eficiência e a produtividade, uma vez que a IA permite automatizar processos, liberando tempo para que os profissionais desenvolvam sua visão estratégica e criativa.
Nessa linha, os profissionais valorizam a IA para o desenvolvimento de conteúdo personalizado e multiplataforma com baixo custo, e veem infinitas possibilidades na análise de dados e descoberta de tendências.
Como eles usam a IA
A ferramenta de IA mais utilizada pelos pesquisados é o ChatGPT, que se destaca das demais plataformas com 57%. Os outros 43% são distribuídos em diversos softwares: Bard, Midjourney, Copy AI, Taplio, Adobe Firefly, Tome, entre outros.
Mais da metade dos profissionais entrevistados (53%) vê uma melhoria na eficiência das suas campanhas de marketing e comunicação ao utilizar IA. Os entrevistados explicam que a Inteligência Artificial permite economizar tempo na hora de gerar ideias, corroborar hipóteses e criar conteúdos.
Além disso, graças à IA conseguiram otimizar campanhas com base nos públicos-alvo, obter sugestões de design e criação de imagens; pesquisar, coletar e analisar dados rapidamente e entender melhor o uso correto de outro idioma.
A pesquisa aponta que, no caso do setor da comunicação, as possibilidades, os desafios e as incertezas deram um salto exponencial como resultado do desenvolvimento da IA. As organizações e os profissionais do setor que nem sequer exploram o potencial das tecnologias podem estar ficando para trás, ainda segundo o estudo.
A MarketCross acrescenta que os profissionais de comunicação precisam acompanhar de perto o desenvolvimento de novas ferramentas de IA e participar ativamente no debate em torno delas. As possibilidades que elas oferecem são praticamente infinitas e o caminho que o desenvolvimento tecnológico e a regulamentação legal tomarão ainda é incerto.
IA: ameaça ou aliada
Recentemente, um estudo conduzido pela Universidade de Harvard e a plataforma de educação online edX revelou dados alarmantes: quase metade das habilidades profissionais atuais se tornarão obsoletas em apenas dois anos devido ao avanço da IA.
A pesquisa, conduzida pela edX, uma plataforma de ensino online fundada por Harvard e MIT, aponta que 49% das competências da força de trabalho atual estarão obsoletas em um curto período de dois anos, devido aos avanços contínuos da inteligência artificial.
Além disso, a pesquisa revela que cerca de 47% dos entrevistados acreditam que os profissionais não estão adequadamente preparados para enfrentar as mudanças que se aproximam no mercado de trabalho.
A coexistência entre a IA e os seres humanos é inevitável. Desse modo, a adaptação e colaboração são essenciais para garantir um futuro profissional promissor e inovador. Sendo assim, é hora de nos prepararmos para as mudanças.
Uma vez que muitas profissões podem ser modificadas por conta da Inteligência Artificial, outras tantas podem ser aprimoradas. De modo que o toque humano seja primordial para finalizar um processo elaborado artificialmente. Certamente, essa coexistência compulsória pode ser extremamente benéfica para muitos profissionais. No entanto, é necessário ser resiliente e acompanhar a evolução do mercado.