A rede social do momento, TikTok, tem se mostrado uma ferramenta útil não somente para o entretenimento como também para os estudos.
Isso mesmo. A mídia social chinesa pode ser usada para disseminar conhecimento e diversos professores brasileiros aproveitaram o aplicativo para ensinar matérias de concursos, vestibulares e Enem.
Afinal: se os estudantes estão nas redes sociais, é para lá que os educadores vão!
Os professores presentes no TikTok fazem vídeos, de modo geral, curtos.
Eles têm de 30 a 60 segundos, mas conseguem passar o ensinamento necessário para que o aluno capte a mensagem e estude em casa. Tende a ser mais interativo e dinâmico.
Um exemplo disso é o professor Sandro Curió, que leciona matemática pelo canal no TikTok @matematicasandrocurio.
O educador tem mais de 1 milhão de seguidores no aplicativo e apresenta métodos próprios de ensino para facilitar o entendimento dos estudantes do ensino médio.
“Alunos do ensino médio, por exemplo, quando assistem meus vídeos conseguem compreender e resolver as equações matemáticas expostas”, conta o educador em entrevista ao portal R7.
De acordo com Curió, a linguagem que usa facilita o aprendizado.
Os vídeos do professor ensinam dicas práticas de matemática, com explicações bem objetivas.
Atualmente, 80% do tempo de Sandro se destina a produzir seus conteúdos tanto para TikTok quanto para Youtube.
Simone Porfiria, dona da página @simoneporfiria no TikTok, é professora de português e já conquistou mais de 186 mil seguidores em seu perfil na rede social chinesa.
De acordo com a educadora, as pessoas que assistem as suas aulas na plataforma engajam por conta dos vídeos curtos.
Além disso, ela acredita que atualmente, para chamar a atenção dos estudantes, os professores precisam se reinventar.
“Em meus vídeos evito usar termos técnicos, faço uso de linguagem simples e didática para atingir a todos os públicos”, explica Simone em entrevista ao R7.
E então, você já experimentou estudar por alguma rede social? O que acha de conhecer o trabalho dos professores no TikTok? Baixe e conte para a gente sua experiência!
Leia também – Uso de videoaula e redes sociais é maior que de livros na hora de estudar, diz pesquisa