Professores do estado de São Paulo terão a chance de se capacitar em tecnologia para modernizar seus planos de aula.
O curso “Tecnologias na Prática” será oferecido pela Secretaria Estadual da Educação, por meio da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE).
Ele contará com três módulos repletos de conteúdos que ensinarão de que modo as tecnologias podem agregar ao cronograma de aulas para qualquer nível de ensino, sobretudo educação básica.
O objetivo é preparar os educadores para utilização de aparatos tecnológicos de forma estratégica, agregando valor ao planejamento metodológico. Deve abrir os olhos dos docentes, que aprenderão a criar aulas diferenciadas, envolventes e que mesclam possibilidades.
A formação é direcionada a todos os professores (inclusive os eventuais), diretores de escola, vices, professores coordenadores, professores coordenadores de núcleo pedagógico, diretores dos núcleos pedagógicos e supervisores de ensino.
Como fazer a capacitação em tecnologia
Com início no próximo dia 3 de agosto, a capacitação em tecnologia não demanda inscrição prévia dos professores.
Na própria data de começo das aulas, os profissionais interessados deverão acessar o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem no site da Efape – Clique aqui para acessar.
Assim que entrar na plataforma, aparecerá um termo para aceitar a visualização do curso. Logo após o aceite já poderá acessar o conteúdo.
Vale dizer que o curso não é obrigatório, todavia, é uma oportunidade ótima para professores que queiram transformar seus planos de aula. Em tempos de pandemia e isolamento social, surge a chance de qualificações online, principalmente aproveitando ao máximo tudo o que a tecnologia pode proporcionar.
Cada vez mais há uma demanda forte, assim como uma tendência de crescimento do uso de tecnologias em sala de aula. E nada melhor para os professores do que aprender a utilizá-las como aliadas em vez de inimigas.
Módulos do curso
Os módulos serão disponibilizados toda semana. Fazem parte do escopo do curso vídeos, textos e outras mídias. Além disso, existe a possibilidade de interação por meio da comunidade virtual de aprendizagem com colegas de profissão e os ministradores dos conteúdos.
No primeiro módulo, serão abordados temas:
- Ensino remoto e híbrido
- Uso de metodologias ativas
- Tecnologia para ampliar as possibilidade nos planos de aulas
- Otimização do trabalho do professor
- Como contribuir para a aprendizagem do estudante.
No segundo módulo, que será disponibilizado no dia 10 de agosto, os docentes poderão aprender:
- Recursos das ferramentas tecnológicas
- Oportunidades de interatividades
- Google Classroom e Microsoft Teams
- Funcionamento do Centro de Mídias SP.
Por fim, o último módulo, será disponibilizado no dia 17 de agosto, debaterá assuntos como:
- Como implementar tecnologias na rotina
- Dicas de como criar um roteiro
- Utilizar a iluminação na criação de vídeos
- Melhor enquadramento para gravação
- Como fazer transmissões ao vivo
- Criação de cenário
- Técnicas de edição