A produtividade e o excesso de trabalho não formam uma combinação interessante. Embora haja a romantização do excesso de atividades, a verdade é que esse tipo de rotina tende a sugar a sua energia e impedir que você conclua as suas tarefas de maneira produtiva e válida.
A seguir, discutimos um pouco sobre esse tema e também apresentamos algumas dicas que podem lhe ajudar a ter uma rotina mais equilibrada. Acompanhe.
Produtividade e o excesso de trabalho: A combinação imperfeita
A produtividade e o excesso de trabalho não andam lado a lado. Na realidade, o trabalho excessivo é capaz de acabar com a sua disposição e capacidade de produzir. Veja quais são os efeitos colaterais dessa combinação:
1- Trabalhar demais não é o mesmo que ser produtivo
Embora muita gente ainda tenha esse tipo de pensamento, trabalhar demais não é o mesmo que ser produtivo. Enquanto algumas pessoas acreditam que ficar 6 horas extras no trabalho é sinal de produtividade, outras percebem que concluir as tarefas do dia sem necessitar de hora extra é o verdadeiro sinal de que foi um dia produtivo.
E, sim, é o segundo grupo que carrega certa coerência. Afinal, nossa rotina só é produtiva quando concluímos nossas tarefas de maneira eficiente e inteligente, sem levar o corpo à exaustão.
2- Trabalho em excesso pode tirar o foco
O trabalho excessivo pode atrapalhar o seu foco. Enquanto você pensa que fazer mil coisas ao mesmo tempo é sinal de produtividade, o seu cérebro diz exatamente o contrário. A nossa mente só consegue focar plenamente em uma atividade por vez, então, não adianta querer fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Isso é apenas prejudicial para o seu foco.
Assim, ao invés de se atentar a cada detalhe de um projeto, você presta atenção de maneira superficial em cada uma das atividades feitas concomitantemente. Portanto, cuidado!
3- Estafa mental pode atrasar os seus resultados
A estafa mental também está associada ao dilema da produtividade e o excesso de trabalho. Por ter a sensação de que nunca é possível concluir algo, a sua mente começa a se sobrecarregar e ficar cansada. Quando você se dá conta, percebe que não consegue concluir prazos com maestria, sentindo-se cada vez mais sobrecarregado e cansado.
Como combinar a produtividade e a quantidade de trabalho?
Agora que você já entendeu que a produtividade e o excesso de trabalho não combinam, veja algumas dicas para tornar os seus dias mais produtivos, sem se sobrecarregar:
- Anote os prazos: Saber quais são os prazos de cada tarefa é fundamental para executá-las de maneira produtiva e sem aquela “correria”.
- Trace prioridades: Saiba quais são as tarefas mais difíceis e demoradas, e saiba traçar as suas prioridades de acordo com o que deve ser concluído primeiro.
- Conclua uma tarefa por vez: Faça uma tarefa por vez, focando apenas nela.
- Delegue atividades: Delegue atividades que podem ser feitas por outras pessoas. Você não precisa arcar com tudo!
- Diga não mais vezes: Dizer “não” também é importante. Não aceite todas as demandas! Você precisa saber quando é possível encarar um novo projeto, ou não.
Cuide da sua saúde física e mental e garanta mais produtividade de uma forma saudável, respeitando o seu tempo.