Quando percebemos a produtividade caindo, tendemos a nos sentir um pouco desorientados. Afinal, qual caminho seguir? O que fazer diante disso? Como recuperar o rendimento e a produtividade?
Neste texto, apresentamos uma série de dicas bastante importantes para você começar a restabelecer o seu rendimento no trabalho. Acompanhe e boa sorte!
Com a produtividade caindo, algumas medidas devem ser colocadas em prática para evitar danos maiores nos rendimentos no trabalho. Algumas dessas medidas exigem um tempo de autoanálise, enquanto outras são mais ágeis e práticas. Veja o que pode ser coerente para a sua rotina:
Repense quais foram os métodos de trabalho que começaram a ter um resultado menos positivo. Pode ser que a sua estratégia de trabalho esteja um pouco defasada, e que seja necessário uma reestruturação no dia a dia.
Para isso, analise os “gráficos”, ou dados que você tiver, dos últimos meses. Em quais momentos a sua produtividade caiu? Por quê? Trata-se de algo relacionado ao seu método, ou há outras questões envolvidas?
Essa análise é importante para tentar entender como você pode lidar com isso.
Depois de reconhecer os métodos que foram um dos estopins para você ter a produtividade caindo, faça uma lista com todas as suas prioridades e urgências. Essa lista servirá de base para os seus próximos dias de trabalho, com o intuito de garantir o seu rendimento e desenvolvimento.
Você não é um super-herói. Aceite isso. Às vezes, sobrecarregamos a nossa rotina e vemos a produtividade caindo por justamente tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Porém, a verdade é que nem sempre iremos conseguir dar conta de tudo.
O dia só tem 24 horas para todas as pessoas. Então por que acumular trabalho como se você tivesse 28 horas no seu dia? Pense sobre isso e comece a delegar o que sobrecarrega, evitando aceitar tudo.
Sabe aquelas distrações que podem estar causando uma queda no seu rendimento? Pois bem, anote-as no papel e saiba identificar cada uma delas. Essa identificação é fundamental para que você possa estabelecer um horário do dia para “curti-las”.
Por exemplo, se você está acessando as redes sociais com uma certa frequência, considere estabelecer um momento do dia para isso. Dessa forma você evita aquelas olhadinhas constantes e melhora o seu rendimento nos outros momentos.
A sua saúde mental também merece atenção. Às vezes, nossa produtividade cai porque estamos mais tristonhos, irritados, cansados e até mesmo sobrecarregados emocionalmente. Por isso, cuide da sua saúde mental, a psicoterapia e o autoconhecimento podem ajudar.
Além disso, considere bons hábitos na sua vida, como exercícios, rotina de sono e boa alimentação. Pois tudo isso, em conjunto, nos ajuda a sermos mais produtivos e traz mais qualidade de vida para nós.