Nesta quarta-feira, 14 de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anuncia que mais de 8 mil vagas foram abertas em um novo processo seletivo IBGE. O órgão segue com seleções a fim de preencher os postos em locais que não garantiram o número suficiente de trabalhadores para desempenhar atividades no Censo Demográfico 2022.
Com o novo edital, as 8.231 vagas serão divididas para os cargos de nível fundamental, recenseador, um total de 7.795 e médio, agente censitário municipal e supervisor, com 436 vagas. A contratação é pelo prazo de cinco meses e as remunerações iniciais são de R$2.100 (agente municipal) e R$1.700 (supervisor). Além disso, benefícios como auxílio alimentação, pré-escolar, transporte, 13º salário serão oferecidos aos aprovados.
Já o contrato para recenseador será no prazo de três meses. O cargo não tem remuneração fixa, os ganhos serão por produtividade, levando em conta o setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário e registro no controle da coleta de dados. De acordo com este novo edital as oportunidades para agentes estão distribuídas por cidades de 15 estados brasileiros, enquanto os postos de recenseadores estão presentes em 20 unidades federativas.
Como se inscrever no processo seletivo IBGE?
As inscrições estarão abertas do dia 14 até o dia 16 de setembro, sem taxa de participação. A inscrição vai acontecer de forma presencial, nos postos listados pelo edital. Além disso, é preciso apresentar na hora da contratação, o documento original ou cópia autenticada e o formulário de inscrição.
O processo seletivo terá uma única etapa, a análise curricular. Dia 28 de setembro será a data prevista para divulgação do resultado do processo seletivo IBGE. Acesse os locais clicando aqui.
Pagamentos atrasados
De acordo com a autarquia, as reclamações no atraso dos pagamentos poderia ser por falta de compreensão. O órgão informou que a avaliação do setor censitário, local de atividade do recenseador, pode levar de três até 10 dias. Depois de toda a análise, os dados são levados para o setor de Recursos Humanos que tem o prazo de cinco dias para realizar a liberação do pagamento.
Todo o processo pode durar o prazo de 15 dias. Mediante as reclamações, o IBGE afirmou ter começado a implementação do pagamento parcial, a fim de minimizar os transtornos. Desta forma, após concluir cerca de 65% do setor censitário, o recenseador poderá solicitar (uma única vez por setor) o pagamento parcial do seu trabalho. As declarações foram feitas no dia 30 de agosto.