O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ampliou o número de vagas do processo seletivo (Processo seletivo IBGE) para o cargo de Recenseador. Anteriormente com 1.152 vagas, agora o edital contempla 1.183 vagas. Os aprovados serão contratados temporariamente para exercício da função do Censo Agropecuário de 2017/2018. O documento de abertura foi publicado na edição do Diário Oficial da União do dia 20 de outubro.
O cargo de Recenseador tem requisito de nível fundamental completo. O salário será definido de acordo com à produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, com base nas quantidades de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados. A previsão de duração do contrato é de até 5 meses para a função de Recenseador. Os contratos terão vigência de 30 (trinta) dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários.
O Processo seletivo IBGE 2017/2018 – Recenseador
A abertura deste processo seletivo IBGE 2017 para o preenchimento das vagas é uma continuidade da seleção anterior, especificamente visando suprir as vagas nas UF/Áreas de Trabalho que tiveram candidatos inscritos em número inferior ao de vagas oferecidas, tiveram a listagem de candidatos aprovados esgotadas ou, ainda, não tiveram candidatos inscritos.
O Recenseador deverá: a) ter domínio dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados; b) reconhecer os limites e a área do setor censitário que lhe for designado, registrando as falhas e/ou inconsistências porventura encontradas na descrição dos limites; c) apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; d) coletar as informações do Censo Agropecuário 2017 em todos os estabelecimentos agropecuários do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo preestabelecido; e) transmitir os dados das entrevistas coletadas ou entregar ao seu Supervisor o dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas; entre outras tarefas.
As exigências para o desempenho das atribuições de recenseador são: a) capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta; b) ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico; c) ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores; d) capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas; e) capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; f) agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.
Inscrição Processo seletivo IBGE 2017/2018 – Recenseador
As inscrições do processo seletivo serão realizadas até 06 de novembro de 2017, nos Postos de Inscrição do IBGE, no site (www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html). Não haverá taxa para se inscrever.
Provas Processo seletivo IBGE 2017/2018 – Recenseador
O processo seletivo contará com análise de títulos, compreendendo a titulação acadêmica dos candidatos. O resultado final será divulgado no dia 09 de novembro, no site já citado. A avaliação terá valor de 10 pontos, sendo avaliados a formação do candidato: Ensino Fundamental – 1 ponto – Ensino Médio incompleto – 3 pontos – Ensino Médio completo – 5 pontos – Ensino Superior incompleto – 7 pontos e Ensino Superior completo – 10 pontos.
A validade da seleção será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.