Os problemas psicológicos no trabalho podem ser a mola propulsora de grandes crises emocionais. Além disso, quando não tratados, podem desencadear a chamada psicossomatização, causando ainda mais impactos no bem-estar e na saúde do sujeito.
Por conta desse cenário negativo, elaboramos este conteúdo com o intuito de ajudar você a lidar com esse tipo de situação. Acompanhe para saber mais!
Como lidar com os problemas psicológicos no trabalho?
Para lidar com os problemas psicológicos no trabalho é preciso estar ciente de que não existe uma fórmula mágica para acabar com o problema. É necessário respeitar a si mesmo, entender que a melhora pode ser gradativa e não esperar que exista algum remédio que “cure tudo” de uma hora para outra.
Além disso, outras medidas bastante pertinentes podem entrar em cena:
1. Entenda quais são os seus maiores gatilhos
Saiba quais são os seus maiores gatilhos e esteja atento a eles. Isso é muito importante para que você já tenha uma previsão de em quais momentos você estará mais vulnerável a uma situação negativa, ou não.
Desse modo, torna-se possível se preparar e proteger-se de crises emocionais mais intensas. Vale ressaltar que entender os gatilhos não é o mesmo que extingui-los, mas é uma forma de se preparar melhor para cada um deles.
2. Afaste-se dos gatilhos quando a situação estiver difícil
Afaste-se dos gatilhos detectados quando você perceber que a situação está muito difícil. Você não precisa se “colocar à prova” e tampouco ultrapassar os seus limites só porque você está no trabalho. Respeitar a si mesmo é mais importante do que tudo, nesses casos.
Por isso, pense que para lidar com os problemas psicológicos no trabalho é necessário saber quais são eles e, sempre que necessário, respeitar os limites da sua mente e do seu corpo, dando um tempo para restabelecer o equilíbrio.
3. Converse sobre a situação se você se sentir confortável
Se você se sentir confortável, pode conversar sobre os problemas psicológicos no trabalho com o seu gestor. Isso pode lhe ajudar a se sentir menos culpado quando a produtividade cair devido a uma crise, por exemplo.
Porém, não encare isso como uma obrigação: você não é obrigado a contar que tem questões psicológicas para lidar. Vai de cada um.
Em contrapartida, se o problema estiver afetando diretamente o trabalho e a empresa, talvez seja viável conversar sobre o assunto para esclarecer tudo.
4. Busque a psicoterapia
Para lidar com os problemas psicológicos no trabalho pode ser necessário investir em um processo psicoterapêutico. Assim você poderá começar a organizar melhor as suas emoções, seus gatilhos, etc.
Além disso, passará a se autoconhecer mais profundamente, encontrando ferramentas, dentro de si, para lidar com os problemas.
5. Considere a psiquiatria e o tratamento medicamentoso
Considere, ainda, buscar um psiquiatra se a situação se agravar. Afinal, dessa forma você poderá receber a intervenção medicamentosa, concomitantemente à psicoterapia, viabilizando um equilíbrio maior para a sua saúde.
Esperamos que tudo fique bem! Boa sorte!