Conseguir lidar com os problemas interpessoais no ambiente corporativo é uma peça-chave para ter uma atmosfera corporativa mais positiva. Afinal, só quem já teve problemas de relacionamento no trabalho sabe o quanto isso pode ser desgastante e até mesmo desmotivador.
Por isso, resolvemos unir algumas dicas que podem lhe ajudar nesse tipo de situação. Esperamos dar algum auxílio a você. Acompanhe e entenda. 😉
Antes de qualquer coisa, lembre-se de que estamos falando de relacionamentos humanos e, por isso, não existe um passo a passo “certeiro”. Ou seja, lembre-se de que cada pessoa é única, e devemos construir relações baseadas na paciência e no respeito, a fim de construir laços mais positivos.
Com esse pressuposto em mente, considere as sugestões abaixo como um complemento para a sua atuação diária, e use as nossas dicas como uma força motriz para melhorar as suas relações – mas não pare por aqui. 😉
Vamos lá?
Um bom ponto de partida para lidar com problemas interpessoais no ambiente corporativo é ser um exemplo positivo. Ou seja, não adianta querer relações mais saudáveis se você é a primeira pessoa a levantar o tom de voz ou ofender a alguém, certo?
Portanto, antes de simplesmente confrontar a alguém e ser, até mesmo, ofensivo, considere ser uma pessoa mais tranquila e compreensiva.
Seguindo o que foi dito acima, converse com tranquilidade, mesmo quando a situação parecer um pouco desconfortável. Ser uma pessoa serena tende a inibir que os outros ajam de cabeça quente, pois perceberão a sua vontade de resolver o problema.
Saiba escutar ativamente os seus colegas de trabalho, pois isso tende a diminuir graves problemas de comunicação.
Para esse resultado, foque sempre no que o outro está dizendo e dê atenção às palavras que ele anuncia. Isto é, evite ficar pensando em outros assuntos e jamais permita que os seus pré-julgamentos atrapalhem a sua escuta.
Saiba ouvir feedbacks! Isso é muito importante para evitar e lidar com problemas interpessoais no ambiente corporativo. Afinal, muitas vezes os problemas de relacionamento surgem através de um feedback.
Lembre-se de que somos seres humanos e passíveis de erro, mas também considere esses erros como fonte de aprendizagem. Assim sendo, não se sinta ofendido ao receber um feedback negativo, ok?
Se apesar de todas as tentativas você ainda sentir que tem muitos problemas interpessoais, talvez você possa tentar reduzir o relacionamento apenas ao profissional.
Isto é, evite se aproximar muito da pessoa e foque apenas na parte laboral. Não fique abrindo a sua vida pessoal, especialmente se você não se sentir confortável.
Está tudo bem se afastar daqueles que não nos fazem bem. Isso é ser justo com você, que respeita a sua saúde mental, e com o outro, já que você não estará sendo “falso”.
Traga a relação para o lado mais profissional e perceba o quanto isso poderá ser interessante na hora de lidar com problemas interpessoais no ambiente corporativo.