Nem sempre é fácil priorizar a vida pessoal. Em tempos de excessos de trabalho e atividades que parecem não ter fim, vemos muitas pessoas deixando de lado o autocuidado e a própria vida pessoal. A consequência desse tipo de postura pode ser devastadora: burnout, ansiedade, problemas de relacionamento, problemas de saúde, entre outros.
Por isso, neste texto nós trouxemos algumas dicas simples que poderão servir de início para a sua trajetória de manter-se como uma prioridade em sua vida. Confira!
Como priorizar a vida pessoal?
Não existe fórmula mágica quando pensamos em como priorizar a vida pessoal. O que existe é autoconsciência frente à rotina e análise do que vem sendo feito nos últimos tempos. Portanto, sempre pratique o autoconhecimento e saiba detectar os sinais de alerta (como excesso de trabalho e falta de descanso, por exemplo).
Assim, pode ser mais fácil dar mais atenção à vida pessoal, não é mesmo? Além disso, considere questões como:
1. Tenha hobbies definidos
Procure encontrar os seus hobbies, caso ainda não os tenha. Eles têm um papel muito importante em nossas vidas, afinal, nos conectam com o que gostamos, proporcionam prazer e bem-estar, reduzem o estresse, impactam na nossa sociabilidade, e assim por diante.
Por conta disso, descobrir atividades que possam contribuir para o bem-estar e que façam com que você foque mais em si mesmo, é uma forma de priorizar a vida pessoal.
2. Separe blocos de tempo para descanso e autocuidado
Tenha momentos do seu dia para distrair a mente, relaxar, descansar e cuidar de si mesmo. Não queira ser produtivo o tempo todo, de forma ininterrupta. Não somos máquinas para estarmos sempre trabalhando ou estudando algo importante. Nós também podemos descansar, ficar à toa e, simplesmente, fazer algo que seja meramente recreativo, como jogar um jogo.
Isso tudo pode fazer com que a rotina fique mais leve, haja menos sobrecarga de atividades e você se sinta mais “de bem com a vida”.
3. Desconecte-se do trabalho nas folgas
Ser apaixonado pelo que fazemos é algo incrível e que nos enche de satisfação. Porém, isso pode ser um estopim para ter dificuldades de priorizar a vida pessoal. Afinal, podemos nos manter conectados ao trabalho, inclusive nos momentos de descanso, ficando sobrecarregados com informações e preocupações.
Por isso, considere se desconectar nas folgas, a fim de criar uma rotina que seja reparadora e ofereça mais energia para os momentos importantes.
4. Cultive boas relações com amigos e familiares
Esteja próximo de quem você ama e que faz bem a você. Cultive boas relações, mantenha contato, faça uma ligação, marque um café, enfim. Desconecte-se das preocupações e se conecte com as pessoas importantes. Isso também é priorizar a vida pessoal.
5. Invista em autoconhecimento
Procure investir no seu autoconhecimento sempre que possível. Por meio dele você começa a priorizar a vida pessoal e desenvolve um conhecimento capaz de ajudá-lo a lidar melhor com as adversidades da vida. Afinal, o autoconhecimento pode nos ajudar a entendermos melhor as nossas emoções, lidando com a vida de uma maneira mais leve. Pense nisso e priorize-se.