Os principais sintomas de depressão podem nos ajudar a detectar esse tipo de quadro, visando a busca por um atendimento que seja adequado e auxilie o indivíduo no mantimento de sua qualidade de vida.
Por conta disso, fizemos este guia informativo sobre os sintomas mais comuns de depressão, descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5ª Edição. Confira.
Conheça alguns dos principais sintomas de depressão
Abaixo descrevemos algumas características envolvidas com os principais sintomas de depressão. Fique atento aos sinais, e caso perceba alguma semelhança com a sua rotina ou com a de um familiar, procure auxílio médico e psicológico.
1. Sensação de vazio
A sensação de vazio costuma ser caracterizada como uma desesperança, ou então, uma sensação de extrema tristeza, sem que haja uma causa específica para essa sensação. Isto é, pode ser que a pessoa chore excessivamente, mas não saiba colocar em palavras os motivos pelos quais se sente assim.
2. Impactos na concentração, foco e aprendizagem
A concentração, o foco e até mesmo a aprendizagem podem ficar abalados por conta da depressão. A sensação de fadiga e/ou tristeza podem impedir que a pessoa deposite uma carga de concentração significativa nas suas atividades diárias. Além disso, a sensação de desinteresse também pode atrapalhar a aquisição de conhecimento.
3. Diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades diárias
Embora uma pessoa possa ter sido apaixonada por uma atividade, como um hobby, a depressão pode fazer com que ela perca o interesse por tal tarefa. Ou então, ela até pode continuar praticando a atividade, mas não consegue mais sentir o prazer que sentiu um dia. É como se “perdesse o brilho”.
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias são um dos principais sintomas de depressão
A insônia ou a hipersonia também costumam aparecer quase todos os dias. A pessoa pode ou ter muito sono, o tempo todo, o dia todo, dormindo por horas a fio e nunca se sentindo satisfeita, como pode ter problemas para dormir.
5. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias
A sensação de fadiga e perda de energia também são alguns dos principais sintomas de depressão. A pessoa pode até dormir a noite toda, mas o cansaço excessivo persiste, atrapalhando a rotina.
6. Pensamentos recorrentes sobre morte
Os pensamentos repetitivos e recorrentes sobre morte também podem aparecer. Tanto no sentido de ter medo de morrer, quanto também ideações suicidas. A pessoa também pode começar a imaginar como a sua vida seria resolvida caso acabasse.
7. Perda ou ganho de peso significativo sem explicação clara
As mudanças no peso corporal também são um dos principais sintomas de depressão. Afinal, a pessoa pode começar a comer muito para compensar as sensações negativas da doença, engordando rapidamente. Da mesma forma, pode perder o interesse pela alimentação, emagrecendo e colocando a saúde física em um risco ainda maior.
Lembre-se: se você se identifica com esses sintomas, não hesite na hora de procurar acompanhamento médico. Cuide da sua saúde física e mental!